sexta-feira, 21 de maio de 2010

Exame admissional protege você e a sua equipe

Já parou para pensar que o jogador de futebol sempre é submetido a exames médicos antes de ingressar em um novo time? Muito bem! Da mesma forma deve acontecer com o novo funcionário antes de iniciar a sua primeira jornada de trabalho.

O exame admissional é Lei e, antes de ser uma obrigação, garante a segurança do trabalhador e da empresa contratante. É um atestado sobre o estado de saúde do funcionário naquele momento e revela se a pessoa pode exercer a função designada.

O empresário contábil, Fabio César de Souza Gama, diz que o exame admissional deve ser realizado em clínicas com bom histórico de trabalho, antes que o funcionário inicie suas atividades. “Falhas nesses exames podem trazer complicações ao empregador. Nada impede a empresa de contratar alguém com problemas de audição. Caso a pessoa inicie uma ação judicial culpando a empresa por perda de audição, o exame admissional prova que a mesma ingressou no trabalho já com aquele problema”, explica.

Além do admissional, Gama orienta outros exames, como o periódico, o mudança de função, de retorno e o demissional. A gerente de uma empresa da área de medicina do trabalho, Lúcia Fernandes, explica cada um deles:

Exame Periódico: deve ser feito a cada seis meses, anual ou a cada dois anos, conforme o risco em que o trabalhador esteja exposto;

Exame Mudança de Função: deve ser realizado antes que o funcionário exerça a nova função;

Exame de Retorno: deve ser realizado quando o empregado é afastado por motivos previstos na Lei, no tempo igual ou superior a 30 dias.

Exame Demissional: deve ser realizado na demissão do funcionário.

Segundo Fernandes os pequenos empresários acham que só as grandes empresas fazem os exames dos funcionários, o que é errado. “As pequenas empresas devem pensar como as grandes, por questão de seguridade. O não cumprimento resulta em multa”, diz.

Trabalhador saudável quem ganha é a empresa

Você tem se preocupado com a saúde do seu funcionário? Segundo o fisioterapeuta Vitor Mourão, a maioria dos empresários faz pouco ou nada a respeito do assunto. Conseqüentemente, doenças e lesões decorrentes do trabalho acabam se tornando comuns.

O principal motivo do desenvolvimento dessas doenças e lesões é a não adequação do trabalho às características fisiológicas dos funcionários. Por exemplo, a falta de uma cadeira com altura regulável pode provocar um problema de coluna. Esforço repetitivo e longas jornadas de trabalho, também são grandes causadores de lesões.

Dois métodos bastante utilizados para prevenir essas doenças e lesões são: a ginástica laboral e a avaliação ergonômica. A ginástica laboral é a atividade física orientada, praticada durante o horário de trabalho, que tem como objetivo minimizar o impacto do sedentarismo. Já a avaliação ergonômica é uma análise do ambiente e dos funcionários, buscando detectar quais são as situações causadoras de lesão, desconforto, dor, dificuldade e fadiga, apontando soluções para todos os problemas encontrados.

Além da prevenção de lesões e do sedentarismo, Mourão aponta outros benefícios gerados pela adoção desses métodos preventivos como: diminuição do índice de faltas e acidentes de trabalho, aumento da produtividade, além da redução dos custos com assistência médica e ações trabalhistas.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Hoje (12); participe da reunião ordinária que acontece no SINGRAMAR

Você empresário gráfico associado está convidado a participar da Reunião Ordinária que acontece hoje às 18h30, na sala de encontros do SINGRAMAR. Serão debatidas questões relacionadas ao sindicato e ao setor. Participe!

Mande-nos a história da sua empresa

Mensalmente o informativo Impressão Empresarial publica em uma das suas editorias a história das empresas gráficas de Maringá e região. Na primeira edição foi contada a história da Gráfica Massoni. Na próxima pode ser a história da sua empresa. Mande um e-mail para imprensa@singramar.com e participe desta idéia. Com isso estaremos gradativamente escrevendo a história do setor gráfico maringaense.

Anuncie nos classificados do Singramar

Você empresário gráfico que tem alguma máquina ou equipamento que deseja vender ou está interessado em adquirir algum produto pode fazer o seu anúncio nos classificados do informativo mensal Impressão Empresarial. O anúncio não tem custo para os associados do SINGRAMAR e deve ser enviado para o e-mail imprensa@singramar.com.br ou diego@fatogerador.com. Além do informativo mensal estaremos divulgando o seu anúncio no boletim eletrônico, no blog e no Twitter.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Mais de 30 participam do Curso de Nota Fiscal Eletrônica

O SINGRAMAR realizou, ontem, dia 06, no auditório do SESI de Maringá, o curso de Nota Fiscal Eletrônica. O evento promovido em parceria com a Receita Estadual do Paraná e apoio da Receita Federal do Brasil contou com a participação de mais de 30 pessoas. As palestras foram ministradas pelos agentes fiscais da Receita Estadual Gilberto Favato e Edson Molimoto.

O objetivo do curso foi capacitar os empresários e profissionais do setor gráfico a utilizar e emitir a NF-e. Durante as palestras foram apresentados aos participantes inicialmente o que é a NF-e e como ela funciona. Num segundo momento os palestrantes explicaram quais os procedimentos para a emissão de uma Nota Fiscal Eletrônica, com exemplos práticos do processo. Além disso, foram apresentados os procedimentos para a emissão de uma nota fiscal em ocasiões em que existam dificuldades técnicas, como por exemplo, falta de energia ou internet. Por último, os agentes fiscais da Receita responderam algumas das dúvidas que eles recebem com mais freqüência e em seguida as perguntas feitas pelos participantes.

A inscrição para o curso era a doação de alimentos. Foram arrecadados 64 quilos de alimentos não perecíveis que foram repassados para a entidade Encontro Fraterno Lins de Vasconcelos.