Institucional


Inicialmente fundada como ASSEGRAF (Associação dos Empresários Gráficos de Maringá) em 10 de janeiro de 1987 teve seu Estatuto aprovado como Associação dos Empresários Gráficos de Maringá e Região em 09 de outubro de 1987, quando a Entidade passou a exercer as suas atividades associativas, tutelando os interesses da classe dos empresários no setor gráfico.
Com autonomia e consciência desempenhou suas atividades com vistas ao resguardo e defesa dos interesses de sua categoria por mais de 6 anos, sempre visando o amparo da categoria econômica que representava como entidade associativa.
Como era sabido que Associação é prenúncio de Sindicato e levando-se em consideração o fato das empresas gráficas da região na época, estarem estado sujeitas ao apoio do Sindicato das Indústrias Gráficas de Paraná, com sede em Curitiba, o que deixava a desejar, ante à distância e parca possibilidade de tutelação, em julho de 1993 decidiu-se converter a Associação dos Empresários Gráficos de Maringá e Região em Sindicato das Indústrias Gráficas de Maringá, de âmbito regional, posto que teria base territorial em vários municípios (Sindicato Intermunicipal), com vistas a poder melhor atender às reivindicações da categoria em Maringá e na região abrangida por sua base territorial.
Para isso, procedeu-se aos trâmites legais à conversão.
Em 01 de julho de 1993, era publicado o Edital de Convocação, que tinha na pauta a deliberação sobre a transformação da Associação dos Empresários Gráficos de Maringá e Região em Sindicato das Indústrias Gráficas de Maringá, ratificação da base territorial, eleição da Diretoria, do Conselho Fiscal e dos Representantes junto à Federação, aprovação dos Estatutos e das Contribuições Sindicais...
Feito isto, em 12 de julho de 1993, era aprovado por unanimidade a conversão da Associação dos Empresários Gráficos de Maringá e Região – ASSEGRAF em SINDICATO DAS INDÚSTRIAS GRÁFICAS DE MARINGÁ E REGIÃO, quando, ato contínuo, foi ratificada a base territorial, eleita a Diretoria, membros do Conselho Fiscal, estatutos...
Passada esta fase, procedeu-se ao extrato para averbação, quando o mesmo foi publicado no Diário Oficial do Estado, em 27.09.1993.
Realizada a publicação, atendidos todos pressupostos legais, levantada toda documentação necessária, foi requerido o registro do Sindicato no Registro Civil das pessoas jurídicas, termos em que, em 19 de outubro de 1993, o mesmo foi efetivamente concluído.
Estava criada a personalidade jurídica do Sindicato.