
O principal motivo do desenvolvimento dessas doenças e lesões é a não adequação do trabalho às características fisiológicas dos funcionários. Por exemplo, a falta de uma cadeira com altura regulável pode provocar um problema de coluna. Esforço repetitivo e longas jornadas de trabalho, também são grandes causadores de lesões.
Dois métodos bastante utilizados para prevenir essas doenças e lesões são: a ginástica laboral e a avaliação ergonômica. A ginástica laboral é a atividade física orientada, praticada durante o horário de trabalho, que tem como objetivo minimizar o impacto do sedentarismo. Já a avaliação ergonômica é uma análise do ambiente e dos funcionários, buscando detectar quais são as situações causadoras de lesão, desconforto, dor, dificuldade e fadiga, apontando soluções para todos os problemas encontrados.
Além da prevenção de lesões e do sedentarismo, Mourão aponta outros benefícios gerados pela adoção desses métodos preventivos como: diminuição do índice de faltas e acidentes de trabalho, aumento da produtividade, além da redução dos custos com assistência médica e ações trabalhistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário