sexta-feira, 21 de maio de 2010

Exame admissional protege você e a sua equipe

Já parou para pensar que o jogador de futebol sempre é submetido a exames médicos antes de ingressar em um novo time? Muito bem! Da mesma forma deve acontecer com o novo funcionário antes de iniciar a sua primeira jornada de trabalho.

O exame admissional é Lei e, antes de ser uma obrigação, garante a segurança do trabalhador e da empresa contratante. É um atestado sobre o estado de saúde do funcionário naquele momento e revela se a pessoa pode exercer a função designada.

O empresário contábil, Fabio César de Souza Gama, diz que o exame admissional deve ser realizado em clínicas com bom histórico de trabalho, antes que o funcionário inicie suas atividades. “Falhas nesses exames podem trazer complicações ao empregador. Nada impede a empresa de contratar alguém com problemas de audição. Caso a pessoa inicie uma ação judicial culpando a empresa por perda de audição, o exame admissional prova que a mesma ingressou no trabalho já com aquele problema”, explica.

Além do admissional, Gama orienta outros exames, como o periódico, o mudança de função, de retorno e o demissional. A gerente de uma empresa da área de medicina do trabalho, Lúcia Fernandes, explica cada um deles:

Exame Periódico: deve ser feito a cada seis meses, anual ou a cada dois anos, conforme o risco em que o trabalhador esteja exposto;

Exame Mudança de Função: deve ser realizado antes que o funcionário exerça a nova função;

Exame de Retorno: deve ser realizado quando o empregado é afastado por motivos previstos na Lei, no tempo igual ou superior a 30 dias.

Exame Demissional: deve ser realizado na demissão do funcionário.

Segundo Fernandes os pequenos empresários acham que só as grandes empresas fazem os exames dos funcionários, o que é errado. “As pequenas empresas devem pensar como as grandes, por questão de seguridade. O não cumprimento resulta em multa”, diz.

Um comentário:

  1. Penso até que todo funcionário registrado deveria passar por esse exame.
    Bem, qualquer coisa eu estarei em meu blog (http://jefhcardoso.blogspot.com) onde falei sobre os dois dias que nos resta de vida.

    Abraço do Jefhcardoso.

    ResponderExcluir