quinta-feira, 19 de agosto de 2010

SINGRAMAR analisa estudo para pagamento de impostos

A diretoria do SINGRAMAR esteve reunida ontem (18) na sede da entidade para a Reunião Ordinária que acontece todos os meses. Na pauta o
vice-presidente Shinji Gohara apresentou o resultado do estudo tributário que ele desenvolveu para servir de guia para as indústrias gráficas da Região.
O trabalho
vem sendo produzido desde a última reunião, quando os empresários debateram uma proposta para minimizar as dificuldades das indústrias do setor na prestação de contas com o Fisco.
O estudo de Gohara com a ajuda do presidente U
rbano Rampazzo, que além de
empresário gráfico é contador, passa pela análise da diretoria. Após esse processo, o conteúdo será difundido a todos os associados e interessados no assunto. De toda forma, o trabalho apenas servirá com

o apoio de defesa em um possível processo de autuação empregado pelo fisco. Ou seja, não isentará as empresas gráficas e segmentárias de transtornos na prestação de contas com os órgãos do Governo.

Eleições | João Moço representa a força das micro e pequenas indústrias gráficas
Os diretores também trataram de assuntos ligados a eleição para os cargos de diretores, Conselheiros Fiscais e Delegados Representantes, efetivos e suplentes. A Assembleia Geral Ordinária de natureza eleitoral será realizada na próxima quinta (26), às 18h em primeira convocação, desde que esteja presente a maioria absoluta dos associados em condições de votar.
A nova diretoria, presidida pelo empresário gráfico João Pereira Moço Sobrino, ficará à frente do Sindicato no biênio 2010/2012. João representa a força das micro e pequenas indústrias gráficas que hoje é a mola propulsora do desenvolvimento do setor no Brasil.
A nova chapa – INOVAÇÃO - extingue o falso conceito de que o Sindicato é dirigido apenas por empresários de grandes empresas. Além disso, abre espaço para jovens empreendedores. O intuito é promover o avanço e a dinamização na representação dos empreendimentos gráficos.

RÁPIDAS

Conferência da Abro debate tecnologias e mercado de offset
A “4ª Conferência Abro” aconteceu nesta quarta-feira (18/08). Tendo como mestre-de-cerimônias Claudio Carvagere, o evento abriu três simpósios - focados em tecnologia, mercado e gestão - para discutir as tendências do setor de empresas com rotativas offset. Além de gráficos, alguns fabricantes de equipamentos também estavam presentes.
Relacionando o tema diretamente à indústria gráfica, o economista Ricardo Amorim apontou melhoras que impactam diretamente sobre o setor, como qualificação na Educação (maior consumo de papel), crescimento no número de leitores no País e aumento da renda (ou seja, maior consumo e, portanto, maior produção de impressos promocionais e comericiais). Na sequência, o evento abriu seus painéis, que tiveram entre os temas abordados: uso e controle do papel imune; qualificação da mão de obra; desafios e oportunidades; desafios da gestão; exigências da sustentabilidade/certificação; e a convergência das mídias impressa e digital. (DeskTop Digital)


Venezuela terá planta de papel jornal
O único projeto de investimento em papel jornal da América Latina, a planta da empresa Básica Socialista de Pulpa y Papel (Pulpaca), localizada em Independencia, no estado da Anzoátegui, nordeste da Venezuela, está em andamento, apesar de alguns atrasos causados pela complexidade da máquina de papel (MP). A entrada em operação do equipamento foi postergada do primeiro trimestre de 2011 para o final de 2011 ou início de 2012. A máquina de papel jornal é fabricada pela Voith Paper e já conta com 90% de suas partes construídas e prontas para serem entregues à Venezuela.
A linha 1 da Pulpaca, orçada em US$ 200 milhões, consiste em uma máquina de papel com produção de 250 mil toneladas/ano e uma linha de 250 mil toneladas/ano de celulose branqueada química termomecânica (BCTMP), que foi fornecida pela Andritz. A segunda fase do projeto, inclui uma unidade de 200 mil toneladas/ano de celulose de fibra longa e de fibra curta, que entrará em operação dois anos depois da linha 1. (Portal Celulose Online)

Abigraf lança Balcão de negócios
A Abigraf Nacional acaba de lançar mais um benefício para os associados, o Balcão de Negócios. O serviço gratuito, disponível no site da entidade, permite as empresas anunciarem o interesse em vender ou comprar máquinas e equipamentos novos ou usados. As oportunidades podem ser encontradas também, através da ferramenta de busca. Mais informações no portal www.abigraf.org.br. (RV&A)

Lançamento: Filiperson anuncia o Filipinho Vegetal
A Filiperson, fabricante de especialidades em papel, apresenta mais uma novidade ao mercado, o Filipinho Vegetal. De acordo com a empresa, o produto é um papel original com alta translucidez, fabricado na Alemanha, seguindo os mais altos padrões de qualidade. Outros diferenciais do produto são o tratamento contra fungos e bactérias, e o ph neutro, além de ser indicado para desenhos artísticos e esboços, permitindo a sobreposição de esquemas e diagramas sobre as imagens e ilustrações, entre outros.

O Filipinho Vegetal, segundo a Filiperson, pode ser utilizado com lápis, tinta nanquim e pena tubular, e está disponível no formato A4, com gramatura 60 g/m², em blocos de 50 folhas e envelopes com dez folhas. A fabricante informou também que o Filipinho Vegetal é indicado para designers, engenheiros, ilustradores e desenhistas. (Publish)

Especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica
Estão abertas as inscrições para a 6ª edição do curso de Especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica, da Unicamp. O conteúdo é direcionado a capacitar profissionais que gerenciam funções críticas do processo de inovação e atuam em organizações que criam valor com base nas inovações de produtos, processos, serviços e negócios. O curso será realizado em Campinas-SP, na Unicamp. As inscrições estão abertas até 11 de março de 2011. As aulas terão início em 18 de março. Inscrições e mais informações pelo site www.extecamp.unicamp.br/gestaodainovacao. (RV&A)

Ponto eletrônico fica para 2011

O governo federal adiou novamente o prazo para que o novo ponto eletrônico entre em vigor. Antes previsto para 26 de agosto, a medida passará a valer em 1º de março de 2011. A partir daí, as empresas terão 90 dias para se adequar à norma.
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse que a falta de equipamento disponível no mercado causou a mudança. Segundo ele, serão necessários mais de um milhão de máquinas de ponto com impressoras agregadas. A portaria 1.510, de 2009, prevê a impressão do recibo cada vez que o funcionário bater ponto.
O ministério calculou que, nos últimos dois meses, foram fabricados, em média, 184.500 equipamentos, quantidade que não atende a demanda das empresas. Lupi afirmou que não há conotação eleitoral. "Nunca me baseio nisso", disse. "Não tem nada a ver com reivindicações sindicais.". Ontem, Lupi se reuniu com lideranças sindicais.
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, desaprova a portaria, por criar, segundo ele, muita burocracia para o trabalhador, custos altos para as empresas e não aumentar o controle das horas trabalhadas. Serão gastos R$ 5 bilhões para fabricação dos equipamentos, calcula a CNI.
As centrais sindicais também contestam a medida. Para a Força Sindical, é um "desperdício" eliminar acordos entre sindicatos e empresas. Algumas categorias já tiraram a hora do almoço do ponto. Outras só batem cartão quando atrasam, faltam ou fazem horas extras. As regras da portaria só valem para as empresas que adotam o registro.

Fonte: Valor Econômico

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Heidelberg faz palestra e demostra QM 46 em Maringá

O SINGRAMAR realizou na última quarta-feira (11) um encontro empresarial no auditório do Sesi para a apresentação da impressora Quickmaster 46-2 da Heidelberg. A empresa alemã, parceira no evento, fez a demonstração do equipamento e preparou uma palestra exclusiva para empresários e profissionais do setor gráfico de Maringá e Região.

Conhecida como Printmaster QM 46, a impressora produz trabalhos com baixo custo e alta produtividade, com acerto rápido e automação no uso de diversas gramaturas e formatos, explicou o consultor o gerente de projetos especiais da Heidelberg, Carlos Chahestian.

A impressora é voltada para gráficas rápidas, como copiadoras digitais, que querem entrar no mercado de impressoras offset e gráficas que já trabalham com equipamentos mais simples e precisam dar um salto na produtividade. Já as gráficas que trabalham com qualidade offset, a QM 46 é indicada para serviços de papelaria e trabalhos comerciais, por ser rápida e automatizada.

“Fico feliz pelo prestígio que os empresários de Maringá deram a nossa palestra”, disse Carlos. Para ele, o equipamento é indicado para o mercado da Região pela quantidade de indústrias gráficas de pequeno porte que buscam qualidade e alta produtividade.

O gerente apresentou vários planos para a compra da impressora e deu ênfase no modelo de financiamento especial que a própria empresa criou para a aquisição da Printmaster. Para mais informações segue o e-mail para contato: carlos.chahestian@heidelberg.com.

Clique aqui e veja as fotos do evento!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Curso de Impressor Offset; matrículas até dia 13 de agosto

O SINGRAMAR está com matrícula aberta, até 13 de agosto, para o Curso de Impressor Offset. O intuito é preparar jovens para o mercado de trabalho, principalmente aqueles que ainda não têm uma profissão. Trabalhadores do setor gráfico também podem participar do curso, nesse caso a finalidade seria de aperfeiçoamento ou capacitação em uma nova área do segmento.

A Fiep e o Senai, juntamente com a Prefeitura Municipal de Maringá, são parceiros na realização do curso, que será realizado na Escola Gráfica, instalada no Colégio Profissionalizante Laura Rebouças de Abreu, também conhecido como Teem. As aulas serão ministradas de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h30, e devem iniciadas assim que as vagas forem completadas.

A carga horária total será de 180 horas. Nesse período, os participantes terão acesso a diversos formatos de impressão e poderão utilizar máquinas variadas. O investimento é de R$ 150,00. Quem se interessar deve ir ao Singramar e levar comprovante de endereço e fotocópia do RG e CPF.

Aperfeiçoamento e capacitação profissional são as marcas do SINGRAMAR, que há vários anos investe no ensino. Mais informações pelo telefone (44) 3225-8849, falar com Rosania.