Segurança no trabalho
A boa distribuição das máquinas, dos postos de trabalho, das operações, a demarcação das áreas, a manutenção de pisos e escadas, a separação dos estoques, entre outros quesitos, compõem as condições necessárias para a qualidade de produção, operação eficiente e redução de desperdícios, contribuindo decisivamente para a prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais e para a satisfação do trabalhador.
Nos manuais de segurança e saúde no trabalho que o Serviço Social da Indústria, Departamento Regional de São Paulo, Sesi-SP, elabora por ramo de atividade, são apresentados os riscos ocupacionais de cada etapa do processo produtivo, suas causas, possíveis repercussões na saúde dos trabalhadores e sugestões de medidas de controle. A apresentação detalhada e sistematizada auxilia a criar e implantar medidas preventivas adequadas. Em todos os temas já desenvolvidos foram abordados aspectos como organização e asseio dos ambientes, prevenção e combate a incêndios.
Para elaborar o manual dedicado à indústria gráfica, o Sesi-SP avaliou 63 indústrias no período de junho a dezembro de 2005. Em relação à organização, essa avaliação indicou que as indústrias gráficas, em graus variados, apresentam condições de riscos que requerem medidas de controle. Foram apresentadas recomendações, algumas como as ilustradas a seguir.
No geral, os pisos das indústrias avaliadas estavam em boas condições de limpeza e conservação, mas foram observadas dificuldades no transporte de materiais devido à maioria das vias internas de circulação possuir largura inferior à necessária e não haver demarcação, resultando na ocorrência de trânsito simultâneo de pessoas e materiais, com riscos de acidentes.
Vias de circulação demarcadas e desobstruídas
Vias de circulação demarcadas e desobstruídas
Nas empresas menores, foram observadas garrafas de café nas áreas de impressão, o que não é adequado devido ao risco de contaminação por produtos químicos.
Observamos equipamentos para combate a incêndios adequadamente distribuídos e sinalizados, e pessoal orientado sobre o uso destes, porém, principalmente nas áreas de impressão, muitos desses equipamentos estavam obstruídos por diversos tipos de materiais, dificultando ou impedindo o acesso em casos de emergência.
Nas gráficas de menor porte, no geral, o armazenamento de materiais é inadequado, não havendo separação dos tipos de materiais, isolamento das áreas, rotulagem de identificação dos produtos químicos, além produto mantidos nos setores da produção com as embalagens abertas, prática que aumenta a concentração de vapores de solventes orgânicos no ambiente e o risco de incêndio.
Distribuição organizada de produtos químicos nos locais de uso
Panos usados na limpeza dos rolos de impressão são acondicionados em tambores desprovidos de tampa, o que gera mais uma fonte de contaminação de solventes orgânicos no ambiente.
Recipientes com tampa para descarte de panos de limpeza
Alguns postos de trabalho requerem adequação, como para o uso de computador na etapa de pré-impressão e para quase todas as atividades de pós-impressão.
Postos de trabalho adequados
Na rotina do trabalho, em geral, as inadequações de organização vão se instalando aos poucos e freqüentemente não são percebidas como problema e sim como naturais, não sendo motivos para desencadear intervenções por parte dos empregadores ou dos empregados.
Manter o ambiente de trabalho organizado é um desafio de gerenciamento e planejamento, mas que deve ser encarado em razão dos benefícios para a empresa e para o trabalhador.
O manual que o Sesi-SP elaborou para a indústria gráfica está disponível em meio eletrônicohttp://www.sesisp.org.br/home/2006/saude/manual.asp#grafica. A versão impressa deve ser solicitada via e-mailsst@sesisp.org.br ou por telefone (11) 3834-0664.
Texto produzido pela equipe de Segurança e Saúde no Trabalho do Sesi-SP.
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