quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Demanda das micro e pequenas empresas por crédito recua 3,8% em setembro, segundo Serasa Experian

Queda é atribuída a número menor de dias úteis no mês e a sazonalidade do último trimestre do ano

Da redação

A demanda das micro e pequenas empresas por crédito caiu 3,8% em setembro, o maior recuo se comparado a empresas de outros portes, de acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito. No geral, a queda ficou em 3,7%. As médias empresas tiveram recuo de 1,6%, e as grandes, de 0,4%. A demanda vinha crescendo nos dois meses anteriores. Entre janeiro e agosto, as pequenas empresas tiveram elevação de 8,4% na demanda por crédito.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a diminuição na demanda por crédito é determinada pela menor quantidade de dias úteis em setembro, se comparado ao mês de agosto, e não deve ser encarada como uma reversão de tendência. Além disso, o último trimestre do ano costuma apresentar uma procura menor por crédito. Ainda de acordo com os economistas, a expectativa é que, nesse período, a demanda seja maior do que a registrada nos mesmos meses do ano passado.

Todas as regiões do país registraram queda na demanda das empresas por crédito em setembro, com destaque para a região Norte, com recuo de 8,2% em relação a agosto.
O maior decréscimo foi calculado no setor de serviços (-4,4%), seguido das indústrias (-4,2%) e das empresas do setor comercial (-3%). O indicador é construído a partir de uma amostra de cerca de 1,2 milhão de empresas, consultadas mensalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário