terça-feira, 16 de março de 2010

Inicie já a preparação para utilização da Nota Fiscal Eletrônica; obrigatoriedade começa em abril

A partir de abril algumas empresas gráficas estarão obrigadas a utilizarem a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), em substituição à Nota Fiscal – modelos 1 ou 1-A –. A imposição do Governo se dá pelo critério da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Ou seja, é necessário que o gestor gráfico entre em contato com o seu contador para saber, por meio do CNAE, se a empresa está obrigada a utilizar o documento fiscal eletrônico a partir do próximo mês.

De todo o modo, o Governo determinou outras duas datas – 1° de Julho e 1° de outubro deste ano, para que as demais empresas do setor e de outros segmentos iniciem o processo de emissão da NF-e. Independente de abril, julho ou outubro, o processo de utilização do documento fiscal é irreversível e necessita ajustes para a emissão. Contudo o SINGRAMAR alerta: inicie já a preparação para utilização da Nota Fiscal Eletrônica.

Conceitos básicos

A Nota Fiscal Eletrônica é um documento digital que tem o mesmo valor da atual nota fiscal em formulário emitido pelas próprias gráficas. Porém ela não é física, mas um arquivo eletrônico contendo as informações fiscais da operação comercial.

O empresário contábil Alessandro Damilson, explica que para emitir a NF-e o contribuinte deve fazer um cadastro na Secretaria da Fazenda e obter uma autorização. Depois de fazer algumas simulações, e de todos os procedimentos estarem corretamente adotados, o contribuinte pode emitir o documento fiscal. Lembrando que para isso é necessário possuir certificado digital.

Diversas gráficas já utilizam sistemas administrativos (softwares) que incluem os procedimentos para emissão da Nota Fiscal Eletrônica. Caso a empresa gráfica não tenha sistema, entre em contato com o SINGRAMAR para saber quais empresas prestam serviços nessa área de tecnologia da informação.

Trânsito da mercadoria
Para acompanhar o trânsito da mercadoria o próprio sistema deve imprimir uma representação gráfica simplificada da Nota Fiscal Eletrônica, intitulado DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), em papel comum, em única via. A DANFE conterá a chave de acesso para consulta da NF-e na internet e um código de barras bi-dimensional que facilitará a captura e a confirmação de informações da NF-e pelas unidades fiscais.

Certificado Digital
O certificado Digital é uma identidade virtual. Uma ferramenta imprescindível na internet que proporciona segurança, privacidade, autenticidade nas informações transmitidas. O Governo obriga a utilização da Certificação Digital para proteger as informações lançadas no sistema governamental pelas empresas contribuintes.

De um modo simples, o Certificado Digital é um documento dirigido para pessoa física e jurídica – e-CPF/e-CNPJ e agora também o NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) - exigido pela Receita Federal do Brasil e Receita Estadual em diversos serviços, como a entrega de declarações, notas fiscais, assinaturas de documentos e procurações. Veja o quadro de utilidades abaixo.


Algumas utilidades

E-CPF:

E-CNPJ:

Assinar contratos digitalmente;

Emitir notas fiscais eletrônicas;

Acompanhar processos legais;

Assinar contratos digitalmente;

Verificar a autenticidade de informações divulgadas na versão on-line do Diário Oficial;

Acompanhar processos legais;

Declarar Imposto de Renda via Internet;

Verificar a autenticidade de Informações divulgadas na versão on-line do Diário Oficial;

Consultar e atualizar o cadastro de contribuinte pessoa física;

Consultar e regularizar a situação cadastral e fiscal;

Recuperar informações sobre o histórico de declarações;

Emitir Certidões;

Obter certidões da Receita Federal;

Gerar procurações eletrônicas utilizáveis em atividades ou transações em que certificados digitais já são empregados;

Gerar procurações eletrônicas utilizáveis em atividades ou transações em que certificados digitais já são empregados;

Acompanhar processos fiscais;

Acompanhar processos tributários eletronicamente;

Entregar o IRPJ, a DCTF e a DIPJ;

Acessar o Sistema Integrado de Comércio Exterior - SISCOMEX

Fazer a Redarf.



SINGRAMAR possibilita a compra de Certificados Digitais com descontos

O Singramar por meio da FIEP, no intuito de atender seus associados, fechou um convênio com a Autoridade de Registro de Certificação Digital (Certiscap) do Sescap-Pr (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná) que proporciona aos empresários gráficos obterem o certificado digital com o mesmo desconto que as empresas de serviços contábeis.

O Certificado deve ser adquirido pelo site www.arsescap-pr.org.br e validado na própria regional do SESCAP-PR, em Maringá, que fica na Av. Carneiro Leão, 135, 8° andar, telefone (44) 3026-6087. Antes de realizar a compra no site, converse com o seu contador e obtenha detalhes do processo.

PASSO A PASSO para aquisição dos certificados digitais:
  1. Adquira os certificados digitais no site do CERTISCAP: www.arsescap-pr.org.br.
  2. agende o horário pelo telefone (44) 3026-6087 compareça no dia e horário agendado para validação presencial, munidos da documentação solicitada na compra (com cópias).
A validação presencial pode ser feita na empresa requerente, mas há um custo adicional para o atendimento ‘VIP’.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Faltam 100 dias!



quinta-feira, 11 de março de 2010

Singramar analisa reivindicações para a Convenção Coletiva 2010

O SINGRAMAR realizou ontem (19) a Reunião Ordinária para analisar as reivindicações do sindicato laboral e compor negociação da Convenção Coletiva de Trabalho 2010/2011. O encontro aconteceu na sede da entidade. Participaram 13 empresários, entre diretores e associados.

Os empresários analisaram cada reivindicação do sindicato laboral e apreciaram os argumentos e dificuldades apresentadas. No entanto, sob coordenação do presidente do SINGRAMAR Urbano Rampazzo, os diretores e associados fizeram um prognóstico político e econômico do setor, no intuito de viabilizar o acordo coletivo.


“Estamos estudando a proposta e trabalhando com responsabilidade, levando em conta as dificuldades das empresas que são muitas, o cenário político com as eleições deste ano e também as necessidades dos trabalhadores”, disse Rampazzo.

Além do acordo coletivo, os participantes trocaram informações sobre o setor relacionados a área fiscal-tributária que neste ano passa por modificações na prestação de contas com o Fisco. O SINGRAMAR, já está trabalhando para fornecer informações sobre o assunto e outros temas.

Saiba sobre a obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica

A Nota Fiscal eletrônica (NF-e) é um modelo de documento fiscal, de existência apenas digital, e que tem como finalidade documentar uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços. Emitido e armazenado eletronicamente, a NF-e, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital, foi criada para substituir a nota fiscal modelos 1/1-A.

Instituída em 2005, a Nota Fiscal eletrônica somente passou a ser obrigatória, em abril de 2008, e apenas para empresas do setor de combustíveis e cigarro. Porém, a Receita tem como objetivo ampliar a obrigatoriedade do uso da NF-e de forma que, até o final de 2010, estejam alcançados todos os contribuintes do ICMS que: desenvolvam atividade industrial; desenvolvam atividade de comércio atacadista ou de distribuição; pratique saídas de mercadorias com destino a outra unidade da Federação; ou forneçam mercadorias para a Administração Pública.

A empresária contábil Rosemary Amarães, alerta ainda, que as empresas estão obrigadas ou não a utilizar a NF-e, de acordo com o seu ramo de atividade, independente do seu faturamento.

Neste ano, o fisco determinou 3 momentos para a obrigatoriedade do uso da Nota Fiscal Eletrônica, sendo o primeiro em Abril. É necessário que o gestor da empresa gráfica consulte o seu prestador de serviços contábeis para saber em qual desses momentos a sua empresa está obrigada a emitir o documento fiscal.

É pelo CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) que o Fisco determina o início do uso da nota eletrônica. Como as empresas gráficas não estão cadastradas na mesma atividade econômica, ou seja, os CNAs são diferentes, não há uma única data estipulada para todas as empresas do setor. Por isso a necessidade de procurar um profissional contábil.

Como funciona a Nota Fiscal Eletrônica?

De maneira simplificada, a empresa emissora de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) gera um arquivo eletrônico contendo as informações fiscais da operação comercial. Este arquivo corresponde à NF-e e deve ser assinado digitalmente, de maneira a garantir a integridade dos dados e a autoria do emissor.

Depois de assinado digitalmente o arquivo será então transmitido pela internet para a Secretaria da Fazenda de jurisdição do contribuinte que fará uma pré-validação do arquivo e devolverá um protocolo de recebimento (autorização de uso), sem o qual não poderá haver trânsito da mercadoria.

A NF-e também deve ser transmitida para a Receita Federal do Brasil, que será repositório nacional de todas as NF-e emitidas. No caso de operação interestadual, o destino da operação é a Secretaria de Fazenda.


O órgão federal e as Secretarias das Fazendas disponibilizam consulta pela internet para o destinatário e outros interessados que detenham a chave de acesso do documento eletrônico. Consulte o seu contador em caso de dúvidas sobre o funcionamento da nova nota fiscal.

SINGRAMAR abre inscrição para os cursos de Impressor e Arte Final

O SINGRAMAR abre, em março, vagas para o Curso de Impressor Offset e Arte Finalista para trabalhadores do setor gráfico que queiram buscar aperfeiçoamento ou capacitação em uma nova área do segmento.

Para o Curso de Impressor são 9 vagas disponíveis com carga de 180 horas. Já para Arte Finalista são 4 vagas com a carga de 60 horas. Ambos os cursos ocorrerão em período noturno. O primeiro de Segunda à Quinta-feira das 19h Às 22h30 e o segundo curso de Segunda à Quarta das 19h às 22h00.

Aperfeiçoamento e capacitação profissional são marcas forte do Singramar que há vários anos investe neste trabalho. Segundo o presidente da entidade, Urbano Rampazzo, 2010 será um ano de mais investimento na área com o fortalecimento da parceria do sindicato com a Fiep, Senai e prefeitura de Maringá. Interessados devem entrar em contato pelo telefone (44) 3225.8849 ou pelo e-mail: singramar@singramar.com.br. Veja a ficha técnica abaixo.


FICHA TÉCNICA
Evento: Curso de Impressor Offset
Data: Início de março
Horário: 19h às 22h30 (de 2ª a 5ª-feira)
Local: Escola Profissionalizante Laura Rebouças de Abreu



FICHA TÉCNICA
Evento: Curso de Arte Final
Data: Início de março
Horário: 19h às 22h00 (de 2ª a 4ª-feira)
Local: Sede do SINGRAMAR; Av. João Paulino Vieira Filho, 672, Centro.