sexta-feira, 13 de maio de 2011

Vendas e empregos industriais têm crescimento histórico no Paraná

É o melhor trimestre da série histórica pesquisada pela Fiep, desde 1986

As vendas industriais paranaenses registraram alta de 10,81% no primeiro trimestre deste ano em comparação a igual período de 2010. A indústria também empregou mais no período, com um crescimento de 6,22% no ‘pessoal empregado total’ e de 4,18% no ‘pessoal empregado na produção’. No mês de março, por conta dos feriados de carnaval, o crescimento foi menos significativo: 6,61% em comparação a março de 2010. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (09) pelo Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

 

Leia o relatório na íntegra

 

“Este primeiro trimestre foi marcado por uma intensa atividade industrial e, consequentemente, um bom nível de emprego, caracterizando-se como o melhor trimestre para a indústria do Paraná de toda a série histórica pesquisada pela Federação há 25 anos”, destaca Roberto Zurcher, economista da Fiep.

O bom desempenho da atividade industrial de janeiro a março, segundo análise do economista, é consequência do aquecimento da economia em geral, do crescimento do nível de emprego e renda da população. “A boa safra paranaense colocada no mercado com bons preços internacionais e o crédito farto para aquisição de veículos e da linha branca, aparecem também entre os principais fatores que ainda estão contribuindo para este resultado positivo”, avalia o economista. Para os próximos meses, segundo Zurcher, a tendência é de uma redução na velocidade de crescimento por conta das medidas de contenção da demanda e do crédito anunciadas pelo governo federal.

 

Maiores altas

Nove dos 18 gêneros pesquisados registraram aumento de vendas no primeiro trimestre. Dentre eles, os mais significativos foram: ‘Vestuário’ (+29,85%), ‘Veículos Automotores’ (+23,97%), e ‘Produtos de Metal’ (+22,43%). Em relação ao número de empregos, as maiores altas aconteceram nos setores ‘Máquinas e Equipamentos’ (+6,30%) – expansão na produção de máquinas agrícolas e da linha branca; ‘Material Eletrônico e de Comunicações’ (+5,82%) – aumento sazonal da produção; e ‘Refino de Petróleo e Produção de Álcool’ (+5,12%) – início da safra da cana-de-açúcar. As maiores reduções de venda foram registradas nos gêneros ‘Edição e Impressão’ (-16,93%), ‘Têxteis’ (-16,81%) e ‘Material Eletrônico e de Comunicações’ (-13,70%).

Em relação ao emprego, 11 dos 18 gêneros pesquisados ficaram positivos no trimestre, sendo que os três com maior expansão foram: ‘Vestuário’ (+24,96%), ‘Metalúrgica Básica’ (+19,51%) e ‘Veículos Automotores’ (+17,46%). Por outro lado, nesta base de comparação, os três gêneros com maiores reduções foram: ‘Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos’ (-30,66%), ‘Têxteis’ (-18,71%) e ‘Material Eletrônico e de Comunicações’ (-15,66%). A massa salarial líquida apresentou, em março contra fevereiro, aumento de 8,86%, ocasionado, em grande medida, por distribuição de participação em resultados; as horas trabalhadas subiram 5,27% por conta do aumento do emprego e do fim das férias; e a utilização da capacidade instalada ampliou-se em três pontos percentuais, situando-se em 81%. Este nível de utilização de capacidade é de meio ponto percentual superior ao registrado em março de 2010, indicando que a atividade industrial já fora programada para este início de ano de 2011 em nível pouco superior ao do verificado no ano passado, já que houve aumento de investimentos e de capacidade produtiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário