terça-feira, 29 de junho de 2010

Excursão do Singramar leva empresários gráficos de Maringá e região para a Expoprint

Mais de 50 pessoas entre empresários e funcionários da indústria gráfica participaram da excursão organizada pelo SINGRAMAR para a Expoprint no último dia 26. O evento, que é um dos mais importantes do setor, acontece no pavilhão do Transamérica Expo Center em São Paulo, entre os dias 23 e 29 de junho.

Na feira os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as últimas novidades em máquinas e insumos gráficos, além de fazer contatos, e realizar e fechar parcerias.

Participaram da excursão empresários e profissionais das empresas: Gráfica Caiuás, Gráfica Orfeu, Companhia das Caixas, Gráfica Maringráfica, Fabris Acabamento, Gráfica Regente, Gráfica Coopergraf, Gráfica Boaventura, Dot Bureau, Gráfica Forprint, Gráfica Premier, Gráfica Clichetec, Gráfica Kromoset e Graficel.

Deltagraf anuncia estreia dos modelos Rapida na Expoprint

A Deltagraf, distribuidora da KBA no Brasil, está promovendo na ExpoPrint Latin America, em parceria com a Global Sistemas Gráficos, a estreia dos novos modelos Rapida 106 e Rapida 75C, da fabricante alemã.

O modelo Rapida 106 tem como características técnicas e diferenciais 5 cores mais unidade de verniz, velocidade 18.000 IPH; troca automática de chapas; lavadores automáticos de rolaria, blanqueta e cotra-pressão; controle de densidade e registro de cores; e sistema SIS de esquadro lateral de folhas.

Em sua linha de produtos a Deltagraf oferece impressoras offset planas e rotativas de fabricação da KBA, equipamentos de automação para máquinas offset (Baldwin) e insumos.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Urbano Rampazzo marca presença na abertura da Expoprint

O presidente do SINGRAMAR Urbano Rampazzo e seu filho Rangel Rampazzo da Gráfica Caiuás, estiveram ontem no pavilhão do Transamérica Expo Center na capital paulista, para a abertura da edição 2010 da Expoprint.

Para o presidente, o evento traz muitas novidades e a participação dos empresários e profissionais da indústria gráfica é essencial. “Este é o maior evento do setor gráfico da América Latina. É um privilégio o evento acontecer tão próximo de nós. Nós [empresários gráficos] precisamos sair de nossas indústrias, ao menos neste momento, para observarmos o que tem acontecido lá fora”, disse.

A abertura da Expoprint foi na quarta, dia 23, às 13h. A nossa equipe esteve lá para acompanhar os lançamentos e nos próximos dias estaremos divulgando as novidades da feira. Acompanhe o SINGRAMAR NOTÍCIAS. Siga-nos no Twitter.

Sun Chemical mostra as novidades de sua linha de tintas e consumíveis na Expoprint 2010

A Sun Chemical anunciou que levará para a ExpoPrint Latin America 2010 boa parte das novidades que fazem parte de seu portfólio de produtos. O primeiro destaque será a PrintSmart, uma linha de produtos que inclui duas famílias de tinta heatset: a SunOne (voltada ao segmento de jornais e papéis supercalandrados) e SunMag (voltada para o segmento editorial e promocional). Para linha de tintas offset planas, a Sun Chemical levará para a feira as linhas SunLit Diamond, Exact, EOS High Speed, SunPack Irocart, entre outras.

Sustentabilidade - A SunLit Diamond e a Exact, especificamente, fazem parte da linha de tintas produzida com base em óleo de soja (portanto, menos agressivas ao meio ambiente) a empresa mostrará opções ecologicamente amigáveis que utilizam matéria-prima de fontes renováveis ou biocomponentes, não contendo entre seus componentes óleos minerais. São fabricadas com baixo ou nulo conteúdo de compostos orgânicos voláteis (VOC´s). Em novembro de 2009, a Sun Chemical apresentou seu Relatório de Sustentabilidade no Brasil. Para aplicações coldset, a Sun Chemical mostra a linha de tintas de sua divisão US Inks que conta com produtos exclusivamente voltados para aplicações em jornais.

Para o segmento de embalagens, mostrará seu portfólio de tintas de base solvente, base água e curáveis por energia (EB). Além disso, estarão na ExpoPrint a linha de produtos Rycoline e tintas para necessidades específicas, como metalgrafia, termocromias, fotocromias, tintas peroladas, metálicas etc.

Destaque, ainda, para o setor de serviços da empresa, que conta com um vasto portfólio de ações que auxiliam os clientes a imprimirem melhor e de forma mais lucrativa, entre soluções para gerenciamento de cores (Smart Color), seminários, suporte técnico etc.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Expoprint 2010 abre suas portas em momento de intenso desenvolvimento econômico

Começou no dia 23 e vai até o dia 29, no Transamérica Expo Center, mais uma edição da ExpoPrint Latin America, maior evento gráfico da América Latina e já consagrada como um dos seis maiores eventos gráficos do mundo.

Além de mostrar o que existe de mais moderno em termos de tecnologia de premedia (softwares e sistemas), impressão e acabamento, a ExpoPrint Latin America 2010 também acontece em um momento extremamente favorável da economia brasileira e latino-americana.

Quem analisasse com ceticismo o cenário econômico mundial em 2008 possivelmente não predissesse que, dois anos depois, se encontraria uma situação totalmente diferente no Brasil e América Latina – onde os investimentos e a produção mostraram sinais de recuperação avançada muito antes de países desenvolvidos do hemisfério norte.

“O Brasil, juntamente com China e Índia, foram os responsáveis pelo lucro de várias empresas com atuação global e no setor gráfico não foi diferente. Hoje, o que percebemos no setor gráfico é um potencial de crescimento enorme. O empresário gráfico nitidamente não cessou de investir, o que transformará a ExpoPrint, mais do que nunca, numa feira de negócios”, explica Karl Klökler, diretor da ExpoPrint Latin America 2010.

Números – No levantamento mais recente sobre a Indústria Gráfica nacional recentemente divulgado pela Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), constata-se que o Brasil possui hoje quase 21 mil gráficas que empregam 275 mil funcionários em todo o território nacional. Além disso, trata-se de um segmento que gerou, em 2009, 22,7 bilhões de Reais em produtos e serviços – com consequente investimento de 1.3 bilhão de Reais no mesmo período. Atualmente, o setor gráfico é responsável por 1.5 do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.

“O empresário gráfico brasileiro tem o hábito de investir. Com o aumento da competitividade no setor, adquirir novos equipamentos e tecnologias tornou-se essencial para grandes, médias e pequenas gráficas. E isso resulta nos números extremamente positivos que temos em nosso setor. Enquanto todo o mundo estava cortando investimentos, o empresário gráfico brasileiro estava comprando máquinas. E isso nos enche de otimismo para a ExpoPrint Latin America 2010”, disse Dieter Brandt, Presidente da Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica), realizadora da ExpoPrint.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Contribuição Confederativa deve ser paga até dia 30 de junho

Prevista na Constituição Federal a Contribuição Confederativa foi criada para poder dar a manutenção e o custeio do sistema confederativo de representação sindical. Sistema este composto por sindicatos, federações e confederação de cada categoria ou ramo profissional.

A contribuição tem natureza compulsória, ou seja, uma vez instituída é obrigatória a toda a categoria e não apenas os filiados ao sindicato. Obrigatoriamente, deve ser fixada por Assembléia Geral da categoria, devidamente convocada para tal. Do total arrecadado 89,9% fica para o sindicato; 10% vai para a federação e 0,1% para a CNPL (Confederação das Profissões Liberais).

As empresas gráficas, assim como as que executam atividades típicas da indústria gráfica, deverão recolher a Contribuição Confederativa Patronal no valor de R$ 90,00 até o dia 30 de junho, em favor do Sindicato das Indústrias Gráficas de Maringá e Região (SINGRAMAR). Mais informações pelo telefone 3225-8849.

Singramar promove curso de Impressor Offset


O SINGRAMAR abre, no início de agosto, vagas para o Curso de Impressor Offset para trabalhadores do setor gráfico que buscam aperfeiçoamento ou capacitação em uma nova área do segmento.

A Fiep e o Senai juntamente com a prefeitura municipal são parceiros na realização do curso que acontecerá na Escola Gráfica, instalada no Colégio Profissionalizante Laura Rebouças de Abreu, também conhecido como Teem. As aulas serão ministradas de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h30.

A carga horária do curso é de 180 horas, na qual os participantes têm acesso a diversos formatos de impressão, além de utilizarem máquinas variadas.

Aperfeiçoamento e capacitação profissional são marcas do SINGRAMAR que há vários anos investe neste trabalho. Mais informações pelo telefone 3225-8849.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Hoje haverá reunião ordinária no Singramar

Você empresário gráfico associado está convidado a participar da Reunião Ordinária que acontece hoje às 18h30, na sala de encontros do SINGRAMAR. Serão debatidas questões relacionadas ao sindicato e ao setor. Participe!

Setor Gráfico cresce em 2010

De acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) – trata-se de uma declaração enquadrada como obrigação acessória que o contador entrega anualmente - em março de 2010 foram gerados 466 novos postos de trabalho na indústria gráfica brasileira. Isto representa um incremento de 2,7% no emprego do setor em relação a março de 2009, conforme resultado apresentado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

A indústria gráfica brasileira, no primeiro trimestre de 2010 acumula a geração de 2.292 novos postos de trabalho, o que representa 1,8% de crescimento no emprego do setor em relação ao mesmo trimestre do ano passado.

O resultado atesta que o setor gráfico forma um contingente de 212.010 trabalhadores o que representa 5,8% de toda a força de trabalho empregada na indústria de transformação brasileira (3,6 milhões de empregados com carteira assinada).

Veja o gráfico acima!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Singramar busca ampliar serviços aos associados

O SINGRAMAR tem trabalhado nos últimos meses para ampliar os serviços às empresas do segmento gráfico. Além da representação sindical forte, marca da atual gestão, a entidade busca parcerias para reforçar ainda mais os benefícios ao associado.

Para o próximo semestre, por exemplo, o SINGRAMAR pretende oferecer um programa de fomento em Saúde e Segurança no Trabalho (SST) que vai integrar PPRA; PCMSO; Consultas Ocupacionais (admissional, periódico, demissional, retorno ao trabalho e mudança de função), entre outras propostas.

Os serviços poderão ser ofertados com uma vantagem financeira muito significativa para o associado que deverá estar em dia com suas obrigações sindicais. O processo para viabilização do programa está em andamento e depende das negociações em curso. O SESI/PR é parceiro na idéia.

O diretor superintendente do SESI/PR, José Antonio Fares, esteve em Maringá e defendeu a parceria como um grande diferencial às empresas ligadas ao SINGRAMAR. Segundo o gerente regional do SESI/SENAI Belino Cezini, o trabalho é interessante e beneficiará as empresas do setor.

Singramar organiza excursão para a Expoprint. Participe!

A Expoprint é uma feira de negócios dirigida ao mercado gráfico brasileiro e latino-americano onde será possível realizar e fechar parcerias, fazer contatos e manter-se atualizado sobre as novidades de máquinas e insumos gráficos. O evento, que é um dos mais importantes do setor, acontece em São Paulo, entre os dias 23 e 29 de junho. Com o intuito de tornar mais acessível a ida dos empresários de Maringá e região para a feira, o SINGRAMAR está organizando uma excursão. O valor da viagem é de R$ 150 e inclui café da manhã e ônibus leito turismo. A saída está programada para o dia 25 às 21h30 e o retorno logo após o encerramento do evento no dia 26. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (44) 3225-8849.

Empresas Gráficas são notificadas por fiscais do CRQ

Alertamos aos senhores empresários, que algumas gráficas e empresas do segmento receberam nessa última semana a visita de fiscais do Conselho Regional de Química (CRQ). Durante a visita, os fiscais notificaram as empresas inspecionadas para que cumpram com o art. 335 do Decreto-Lei nº 5.452 de 05/43 que trata da obrigatoriedade da admissão de químicos em determinados tipos de indústria.

De acordo com o Decreto-Lei nº 5.452 é obrigatório a admissão de químicos em indústrias de fabricação de produtos químicos; que mantenham laboratório de controle desses elementos; ou indústrias de produtos obtidos por meio de reações químicas dirigidas, tais como: cimento, açúcar e álcool, vidro, curtume, massas plásticas artificiais, explosivos, derivados de carvão ou de petróleo, refinação de óleos vegetais ou minerais, sabão, celulose e derivados.

O SINGRAMAR acredita que as indústrias gráficas não estão enquadradas em tal determinação. Porém, o sindicato está buscando amparo jurídico para saber qual é o correto entendimento dessa questão do ponto de vista legal. Além disso, o SINGRAMAR também buscará saber qual a forma correta dos empresários procederem no caso da visita de fiscais do CRQ. Caso sua empresa receba a visita de tais fiscais favor entrar em contanto com o sindicato para mais informações.