sexta-feira, 25 de junho de 2010

Expoprint 2010 abre suas portas em momento de intenso desenvolvimento econômico

Começou no dia 23 e vai até o dia 29, no Transamérica Expo Center, mais uma edição da ExpoPrint Latin America, maior evento gráfico da América Latina e já consagrada como um dos seis maiores eventos gráficos do mundo.

Além de mostrar o que existe de mais moderno em termos de tecnologia de premedia (softwares e sistemas), impressão e acabamento, a ExpoPrint Latin America 2010 também acontece em um momento extremamente favorável da economia brasileira e latino-americana.

Quem analisasse com ceticismo o cenário econômico mundial em 2008 possivelmente não predissesse que, dois anos depois, se encontraria uma situação totalmente diferente no Brasil e América Latina – onde os investimentos e a produção mostraram sinais de recuperação avançada muito antes de países desenvolvidos do hemisfério norte.

“O Brasil, juntamente com China e Índia, foram os responsáveis pelo lucro de várias empresas com atuação global e no setor gráfico não foi diferente. Hoje, o que percebemos no setor gráfico é um potencial de crescimento enorme. O empresário gráfico nitidamente não cessou de investir, o que transformará a ExpoPrint, mais do que nunca, numa feira de negócios”, explica Karl Klökler, diretor da ExpoPrint Latin America 2010.

Números – No levantamento mais recente sobre a Indústria Gráfica nacional recentemente divulgado pela Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), constata-se que o Brasil possui hoje quase 21 mil gráficas que empregam 275 mil funcionários em todo o território nacional. Além disso, trata-se de um segmento que gerou, em 2009, 22,7 bilhões de Reais em produtos e serviços – com consequente investimento de 1.3 bilhão de Reais no mesmo período. Atualmente, o setor gráfico é responsável por 1.5 do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.

“O empresário gráfico brasileiro tem o hábito de investir. Com o aumento da competitividade no setor, adquirir novos equipamentos e tecnologias tornou-se essencial para grandes, médias e pequenas gráficas. E isso resulta nos números extremamente positivos que temos em nosso setor. Enquanto todo o mundo estava cortando investimentos, o empresário gráfico brasileiro estava comprando máquinas. E isso nos enche de otimismo para a ExpoPrint Latin America 2010”, disse Dieter Brandt, Presidente da Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica), realizadora da ExpoPrint.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário