quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Falta de comunicação é um dos principais problemas entre funcionários e empresa

Dentre as situações que mais impactam rendimento profissional, estão as que envolvem corte de pessoal e mudanças na equipe

Por Gladys Ferraz Magalhães, InfoMoney

A falta de comunicação é um dos principais problemas encontrados entre funcionários e empresa. Ao menos esta é a opinião do diretor da unidade paulista da De Bernt Entschev Human Capital, Júlio Bonrruqer. De acordo com ele, a comunicação falha pode trazer sérias consequências à equipe, impactando no desempenho e na produtividade dos profissionais. “A questão primordial é a falta de comunicação. Quanto menos informação as pessoas tiverem em relação aos processos da empresa, maiores são as chances para boatos, muitas vezes, inconsistentes, mas que acabam prejudicando resultados, já que as pessoas ficam abaladas emocionalmente, por imaginar situações que podem nem existir".


Situações que apavoram

Dentre as situações que mais impactam o rendimento dos profissionais de uma equipe, ressalta Bonrruquer, estão aquelas que envolvem corte de pessoal e mudanças na equipe.
Como exemplo, cita ele, estão a compra ou fusão da empresa, o fim do contrato de um cliente grande, no caso das companhias baseadas em contratos, a troca de líderes e até o surgimento de vagas para setores que já contam com o número máximo de profissionais. “Quando há notícias de que a empresa será vendida ou se juntará com outra empresa do setor, gera um estresse muito grande, já que é comum o desligamento de uma parte do pessoal nestas situações (...) A troca de líderes também gera bastante ansiedade, visto que, muitas vezes, nesses processos, pessoas muito ligadas ao trabalho desenvolvido pelo profissional substituído acabam sendo substituídas também”.


Como lidar?


Independentemente da situação, o especialista acredita que os profissionais devem manter o foco no trabalho e procurar produzir e se envolver mais com a empresa. “É difícil, mas, nestas horas, as empresas procuram manter os profissionais com melhores resultados e retorno”, diz. Contudo, se a situação estiver realmente incomodando, diz ele, vale, no momento oportuno, ter uma conversa franca com a liderança. “É melhor perguntar à liderança do que se basear em boatos. Contudo, o assunto deve ser conversado no momento oportuno. Além disso, para evitar esse tipo de situação, é prudente que as empresas, quando possível, procurem ser transparentes com seus funcionários e procurar explicar as possíveis situações adversas”.

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