sexta-feira, 1 de outubro de 2010

RÁPIDAS

Gráficas sofrem com alta do papel

As recentes altas no preço do papel têm preocupado os profissionais do setor gráfico. Mesmo sendo um ano eleitoral, em que as gráficas registram lucros por conta das encomendas para candidatos, o ganho deste ano pode ser menor por conta da alta dos preços. Essas altas se deram por conta da diminuição da oferta, mas também por diversos fatores externos, como o terremoto no Chile e nevascas nos Estados Unidos, que fizeram com que as indústrias segurassem papel para inflacionar o mercado. A alta chega a ser de 20% no papel couché. Segundo Ronaldo Martins, presidente do Sindicato das Gráficas de Uberaba, o aumento súbito na quantidade de encomendas assustou as indústrias de papel, que encareceram o produto com medo de que ele faltasse, reajuste que foi repassado às gráficas.

Fonte: Técnologia Gráfica


Heidelberg conquista duas categorias do Prêmio José Cândido Cordeiro

Após receber as premiações de excelência gráfica nos Estados de Minas Gerais, Prêmio Cícero, no Rio Grande do Sul, Prêmio Gaúcho e no Espírito Santo, Prêmio Padre José de Anchieta, a Heidelberg também é reconhecida pela qualidade no Nordeste do Brasil. Realizado no dia 26 de agosto, em Recife, Pernambuco, o “2º Prêmio Nordeste de Excelência Gráfica José Cândido Cordeiro” concedeu à Heidelberg premiações em duas categorias: Melhor fornecedor de máquinas de impressão e Melhor fornecedor de máquinas de acabamento. A solenidade promovida pelo Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de Pernambuco (Sindusgraf), Abigraf do Nordeste e ABTG, durante o salão Graphium, recebeu inscrições de 200 trabalhos de gráficas e fornecedores de toda a região.

Fonte: Assessoria de Imprensa


ABTCP apresenta inventário de carbono do setor de celulose e papel


A Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), em parceria com a consultoria em sustentabilidade Fábrica Éthica Brasil, está realizando o primeiro inventário para mapear a pegada de carbono das empresas do setor. O Inventário Setorial de Carbono será apresentado durante o ABTCP-TAPPI 2010 – 43º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, que acontece entre os dias 4 e 6 de outubro, em São Paulo. A iniciativa também serve como benchmarking para o mercado, outros segmentos e demais associações de categoria. Dados preliminares do Inventário indicam que as empresas do setor já possuem um perfil de emissão relativamente limpo, tanto pelas remoções de carbono que acumulam nas florestas, quanto pela grande utilização de combustíveis renováveis. Porém, ainda há espaço para melhorar a eficiência energética das plantas e aumentar as remoções de CO2 da atmosfera, assim como aperfeiçoar os procedimentos referentes aos recursos hídricos. Mais informações no site www.abtcp2010.org.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa


IBGE: produção industrial cai 0,10% em agosto

Resultado ficou abaixo do piso das estimativas de analistas
Agência Estado
A produção industrial caiu 0,10% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal, segundo informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou abaixo do piso das estimativas dos analistas, que iam de zero a 0,80%, com mediana de 0,40%. Na comparação com agosto do ano passado, a produção registrou aumento de 8,90%. Nesta comparação, as estimativas variavam de 8,00% a 10,10%, com mediana de 9,50%.

De acordo com o IBGE, até agosto a produção do setor industrial acumula altas de 14,10% no ano e de 9,90% em 12 meses. O índice de média móvel trimestral da produção industrial, considerado o principal indicador de tendência, registrou queda de 0,20% no trimestre encerrado em agosto ante o terminado em julho. O indicador, em julho, também havia registrado variação negativa de 0,20%.


Nenhum comentário:

Postar um comentário