quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Empresário Cleube Brandão fala sobre a falta de mão de obra na indústria gráfica e os cursos de formação do SINGRAMAR na rádio CBN

O empresário gráfico e diretor de formação do SINGRAMAR Cleube Brandão falou hoje na rádio CBN, sobre a falta de mão de obra qualificada para abastecer a indústria gráfica. Além disso, também foi abordada a dificuldade de preenchimento das vagas disponíveis nos cursos de formação oferecidos pela Escola Gráfica do SINGRAMAR.

Durante a entrevista Brandão explicou que hoje a mão de obra disponível é suficiente para atender as necessidades do mercado. Porém, alerta que com o aquecimento da economia e a aposentaria dos funcionários mais velhos pode vir a faltar mão de obra qualificada para o setor.

Na reportagem foi destacado que existem apenas duas escolas de formação profissional para a área gráfica no Sul do país, sendo uma delas a Escola de Formação do SINGRAMAR, que oferece cursos de impressor offset e arte finalista com custos subsidiados. No entanto, Cleube apontou a dificuldade do SINGRAMAR em preencher as vagas oferecidas e demonstrou preocupação com a falta de interesse da comunidade nos cursos disponibilizados.

CLIQUE AQUI E OUÇA A REPORTAGEM


SINGRAMAR realiza hoje encontro da diretoria e empresários gráficos de Maringá e região

O SINGRAMAR realiza nesta quarta (17/08), mais uma reunião ordinária da diretoria e você, empresário gráfico, é convidado a participar. O encontro tem inicio às 18h30 e acontece na sala de reuniões da entidade.

O objetivo do trabalho coordenado pelo presidente João Moço, é envolver os empresários nos assuntos da entidade. “Queremos levantar informações e debater ideias para o desenvolvimento do setor em Maringá e em toda a Região”, disse.



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Central de Negócios Gráficos inicia as primeiras atividades




Empresários do segmento de impressão, que incluí empresas gráficas, birôs, copiadoras e empresas de comunicação visual, estão reunidos nesta semana, na sede do Sebrae-PR, em Maringá.


Os encontros, que fazem parte da primeira etapa dos trabalhos da Central de Negócios Gráficos, são coordenados pela consultora Sirmey Amaral. Segundo Sirmey, as atividades desenvolvidas durante a semana consistem em um treinamento de relacionamento interpessoal, com objetivo de melhorar a convivência entre os empresários participantes do projeto. “Nessa etapa vamos desenvolver competências como autonomia, espontaneidade e confiança. Para que essas pequenas empresas possam realmente produzir juntas elas precisam ter um excelente relacionamento.”

A coordenadora da Central de Negócios Gráficos, Cristina Isabel Schneider ressaltou que o projeto é uma atividade inovadora no segmento gráfico. Cristina acredita que, ao longo dos 20 meses de duração do projeto, muitos resultados serão alcançados, tanto para o segmento, quanto para as empresas participantes.

O treinamento de relacionamento interpessoal, termina nessa quinta (dia 11). A próxima passo do projeto vai definir as ações desenvolvidas nas empresas. Nessa etapa serão contempladas ações relacionados a gestão, marketing, produtividade e qualidade dos produtos.

ENTENDA A CENTRAL DE NEGÓCIOS

O programa central de negócios é uma metodologia que busca a cooperação entre empresas ou empreendedores independentes ou de um mesmo ramo, que por meio de ações, ampliam os seus negócios pelos benefícios conjuntos que possam gerar devido à união, a força e o compartilhamento de soluções.

A central de negócios é também conhecida como uma rede de negócios. O grupo pode ou não ter natureza de jurídica. "A função do Sebrae [parceira na proposta] é orientar o trabalho. O projeto tem várias fases: preliminar, preparação, básica, intermediária, avançada e fechamento", explica Cristina Schneider. O custo para participar do programa é baixo e compreende serviços de consultoria financeira, administrativa, técnica, entre outros trabalhos, como uma central de compras e outras ações que geram lucro e aumentam a influencia no mercado.

Outras informações sobre a Central de Negócios Gráficos podem ser obtidas no Sebrae pelo telefone (44) 3220-3400 com a Patrícia.


Imagens do encontro





quarta-feira, 3 de agosto de 2011

“Empresas devem planejar diariamente", diz professor em palestra no Sindigraf-SP

Em um mundo em constante renovação, nada mais natural que organizações e empresas procurem formas de se adaptar com eficiência às novas realidades econômica, política e social. Foi de olho neste contexto que o Sindigraf-SP realizou no último dia 21, em parceria com a Fiesp, palestra sobre a importância da gestão estratégica para as empresas do setor gráfico.

Ministrada pelo professor doutor Antonio Marcos Vargas de Oliveira, da Universidade Cruzeiro do Sul, o curso apresentou um panorama da evolução do conceito de planejamento, partindo de seu sentido original enquanto metodologia para projetar o futuro, até a definição mais atual, que prevê uma reavaliação constante das estratégias adotadas pelas organizações.

Segundo Vargas de Oliveira, o planejamento apareceu no meio empresarial, na primeira metade do século XX, como uma função do setor contábil das empresas. A partir dos anos 1960, no entanto, um novo conceito nasce nos Estados Unidos: o planejamento estratégico. Inspirado em técnicas militares, o planejamento estratégico busca cercar, no mundo dos negócios, todas as variáveis que possam influenciar os resultados perseguidos por uma organização. “Um general, quando dispõe seu exército, não pensa apenas em como ele deverá agir, mas como seus inimigos irão agir. A ação estratégica nos dias de hoje consiste em considerar como o mercado irá reagir às minhas ações”, explica o professor.

O planejamento estratégico significou uma inflexão na forma como as organizações projetavam o futuro. Se, no passado, os tomadores de decisão olhavam apenas para dentro da empresa para planejar, com o novo conceito eles passaram a levar em conta, também, o ambiente em que a organização atua. Ou seja, além de analisar a situação de fornecedores, concorrentes, clientes e mão de obra, os tomadores de decisão passaram a avaliar também o ambiente geral, ou seja, aquele sobre o qual eles não podem influir. São os aspectos sociais, econômicos, tecnológicos, políticos e legais que passaram a influir no planejamento estratégico da empresa. “Quando eu estou falando de estratégia, estou falando exatamente de como usar as informações que estão disponíveis”, resume Vargas de Oliveira.

O problema, no entanto, é que no mundo de hoje, muitas vezes o ambiente geral pode mudar do dia para noite, influenciando também o ambiente organizacional. “O mundo muda, e cada vez mais rápido. Às vezes, o que eu planejei em outubro ou setembro para o ano seguinte, já não vale mais nada em dezembro daquele mesmo ano”, pontua Vargas de Oliveira.


É neste contexto que surge a ideia de “gestão estratégica” ou “administração estratégica”, em que as organizações passam a fazer, diariamente, o exercício do planejamento estratégico. O professor cita como exemplo a crise mundial internacional, que estourou em setembro de 2008. “Quem havia planejado 2009 antes de setembro, teve que mudar toda a sua estratégia para se adaptar ao cenário internacional.” Vargas de Oliveira lembrou ainda que são poucas as empresas brasileiras que adotam essa postura, e destacou que, para exercer a gestão estratégica, é necessário incluir também os funcionários no processo de tomada de decisões. “Quando eu estou falando de administração estratégica, não estou falando apenas da cúpula das organizações. Todos os funcionários, com suas aspirações, devem estar de acordo. É uma mudança de mentalidade”, diz o professor. “Eu tenho de estar antenado, 24 horas por dia, com os reflexo da minhas ações no ambiente.”


A gestão estratégica, explica Vargas de Oliveira, deve ser organizada em cinco etapas: a análise do ambiente, a elaboração de diretrizes, a formulação da estratégia, a implementação da estratégia e seu controle. A diferença em relação ao planejamento estratégico é que, na administração estratégica, a organização nunca dá por concluída as etapas do planejamento. Ou seja, depois de passar da análise do ambiente para o estabelecimento de diretrizes, a organização deve voltar para a análise do ambiente, e assim sucessivamente, para todas as etapas.


Fonte: RV&A

terça-feira, 19 de julho de 2011

SINGRAMAR realiza amanhã encontro da diretoria e empresários gráficos de Maringá e região


O SINGRAMAR realiza amanhã, dia 20, mais uma reunião ordinária da diretoria e você, empresário gráfico, é convidado a participar. O encontro tem inicio às 18h30 e acontece na sala de reuniões da entidade.

O objetivo do trabalho coordenado pelo presidente do SINGRAMAR, João Moço, é envolver os empresários nos assuntos da entidade. “Queremos levantar informações e debater ideias para o desenvolvimento do setor em Maringá e em toda a Região”, disse.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Rápidas

Encontro Internacional de Inovação debate a funcionalidade da embalagem
No dia 11 de agosto a Associação Brasileira de Embalagens (Abre) realizará o Encontro Internacional de Inovação que terá como tema central "Design Universal: a funcionalidade da embalagem como chave para a inovação". O evento contará com a presença de Jens-Christian Sorensen, que atuou por cerca de 40 anos como diretor do Danish Technological Institute, Packaging and Transport, na Dinamarca, e atualmente é consultor em desenvolvimento de embalagens e representante dos países nórdicos nas Comissões da ISO sobre embalagens. O encontro acontecerá a partir das 8h no Espaço APAS, em São Paulo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3082-9722 (ramal217) ou e-mail isa@abre.org.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. (Publish)

Mercado cresce 6,6% no início de 2011
O mercado brasileiro de veículos de comunicação cresceu 6,6% de janeiro até abril de 2011. O faturamento no período foi de R$ 8 bilhões, segundo o Projeto Inter-Meios. A TV aberta teve o maior destaque, ficou com R$ 1,5 bilhão do total só em abril, 12% a mais do abril de 2010. Nos quatro meses, arrecadou R$ 5,1 bilhões e aumentou a participação nos investimentos para 64,2%. Com 13,2% a mais que no ano passado (R$ 281,4 milhões), a TV por assinatura ficou na frente da aberta (8,4%). Os jornais abocanharam a segunda posição, 12, 7%, um total de R$ 1 bilhão. A mídia exterior cresceu 16,4% (R$ 273,5 milhões) e mais do que a internet, que teve salto de 15% (faturamento de R$ 367 milhões). O outdoor é responsável pela maior fatia de mídia exterior, cerca de 55,2%. No restante: revistas, 5,7% (R$ 510 milhões); cinema 0,5% (R$ 21 milhões); guias e listas, jornais e rádio tiveram recuo, respectivamente de 20,8%, 2% e 2,2%, respectivamente; guias e listas arrecadaram R$ 77 milhões; rádio faturou R$ 320 milhões. (ADNews)

Prêmio: Agfa vence três categorias do prêmio Oscar Schrappe Sobrinho da Abigraf-PR
A Agfa Graphics venceu três categorias na nona edição do Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho. Considerada a maior premiação da indústria gráfica paranaense, o concurso é organizado pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica do Paraná (Abigraf – PR) e pelo Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná (Sigep).
A empresa foi vencedora nas categorias Chapas offset, Filmes e Equipamentos para pré-impressão. “O prêmio é a consagração dos investimentos feitos pela Agfa que a tornaram uma empresa capaz de oferecer soluções para a maioria dos segmentos gráficos, desde a pré-impressão, químicos, impressão digital e provas. Com esse portfólio, o reconhecimento do mercado chega por meio de quem mais nos interessa: nossos clientes”, destacou o gerente de marketing da Agfa para a América Latina, Eduardo Sousa. (Agfa)

Mercado: Encontro mundial reúne líderes da indústria de celulose, papel e produtos florestais
A Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa) divulgou informações referentes ao 5th Global CEO Roundtable, evento que reuniu recentemente líderes da indústria de celulose, papel e demais produtos florestais em Montreal, Canadá. No encontro, promovido pelo International Council of Forest and Paper Associations (ICFPA), o Brasil foi representado pelo CEO da Suzano, Antonio Maciel Neto; o presidente da Fibria, Carlos Aguiar; e a presidente executiva da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), Elizabeth de Carvalhaes.
Segundo o comunicado da Bracelpa, a indústria de base florestal está mais competitiva, significativamente transformada e tem à sua frente importantes oportunidades de novos negócios, após a crise financeira internacional. Os fatores que contribuíram para esse fortalecimento foram a melhoria significativa dos níveis de produtividade, o aumento da globalização dos negócios, a busca de novos mercados e o avanço na performance ambiental.
Os representantes brasileiros na reunião promoveram um debate sobre a importância da biotecnologia e dos avanços científicos para adaptar a indústria de celulose e papel ao atual contexto global, no qual surgem novos modelos de negócios baseados em diretrizes ambientais. “É importante ampliar o conhecimento sobre organismos geneticamente modificados, abordando potenciais benefícios, eventuais riscos e medidas de biossegurança”, afirma Maciel Neto.
Segundo ele, estudos em andamento mostram que a biotecnologia permitirá o plantio de florestas em áreas degradadas, com solo pobre ou de alta salinidade, entre outras condições. A biotecnologia favorecerá também a redução do consumo de energia, água e produtos químicos, no processo industrial, além de aumentar os índices de produtividade de madeira. “Há também a questão da contribuição das florestas plantadas na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Aprofundar o conhecimento levará ao uso responsável dessas novas tecnologias”, completa Carlos Aguiar.(Bracelpa)

Mercado: Simpress investe R$ 700 mil para otimizar operações em campo
Após um mapeamento completo das necessidades do mercado, a Simpress, empresa que atua no segmento de outsourcing de impressão e gestão de documentos, anuncia a aquisição de uma plataforma móvel de gerenciamento e informação para a equipe técnica. Segundo a empresa, o objetivo é auxiliar os profissionais remotos por meio de informações on-line e atualizadas, garantindo maior agilidade e qualidade para as operações em campo. Ainda de acordo com a empresa, os investimentos foram na ordem de R$ 700 mil, apenas na fase inicial, que inclui a aquisição de uma plataforma de mobilidade com software, hardware e conectividade de alta tecnologia. Além disso, foram distribuídos mais de 200 netbooks, que garantem a portabilidade e agilidade devido à facilidade de manuseio do equipamento, além de modem de banda larga para a equipe, permitindo o acesso dos profissionais ao novo portal especializado de gerenciamento da Simpress, onde o profissional encontra todas as informações necessárias para otimizar as operações em tempo real e de forma remota.
O sistema é gerenciado em tempo real por uma equipe interna que atualiza os dados, proporciona orientações sobre itinerários mais inteligentes, de acordo com a urgência e a localização de cada cliente, por meio de integração com um software de geo-posicionamento, que indica o melhor trajeto a ser percorrido dentro dos planos de atendimento do dia. Além disso, todas as informações do trajeto ficam armazenadas, gerando automaticamente o valor das despesas de pedágio e quilometragem, ampliando o controle sobre as despesas da equipe.(Simpress)

Tecnologia: Wacom lança aplicação que transforma iPad em caderno digital
Após o lançamento da caneta digital Bamboo Stylus para iPad, a Wacom anuncia a chegada da Bamboo Paper, que transforma qualquer iPad em um caderno digital com capacidade de compartilhar ideias e conceitos com notas escritas, esboços ou rabiscos. A App Bamboo Paper viabiliza o compartilhamento visual de notas e esboços, bem como o fácil armazenamento e arquivamento para posterior utilização, incluindo diferentes tipos de papel (branco, listrado ou gráfico) e várias seleções de espessura da caneta. Além de ser um caderno digital, a aplicação Bamboo Paper também pode ser utilizada em outras situações como na conexão com um projetor, que a torna uma ferramenta de apresentação visual para o compartilhamento de notas ou desenhos com outras pessoas. A aplicação Bamboo Paper está disponível gratuitamente até 30 de junho na Apple App Store. A partir de 1° de julho, a aplicação custará US$ 1,99. (Wacom)

Design: iStockphoto disponibiliza arquivos gratuitos para download
Se no trabalho que você faz ou o hobby que você pratica é necessário usar fotos, ilustrações, som ou vídeo, dê uma olhada no site da iStockphoto. Todas as semanas há uma nova foto gratuita para download, e todo mês um vídeo, uma ilustração vetorial, um arquivo em Flash e um arquivo de som. Esses arquivos são exemplos daquilo que está disponível no site da iStock. Eles podem ser usados livremente conforme a licença publicada no site. Para fazer download de qualquer um, basta se cadastrar como usuário. Além do material da semana e do mês, os dois últimos arquivos gratuitos também estão disponíveis gratuitamente. (iStockphoto)

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Central de Negócios Gráficos já alcançou o número mínimo de integrantes; interessados ainda podem participar


Está praticamente fechado o grupo que irá formar a primeira Central de Negócios Gráficos do Paraná. Empresários do segmento de impressão que incluí empresas gráficas, birôs, copiadoras, empresas de comunicação visual, entre outras, estiveram reunidos com a diretoria do SINGRAMAR na última quarta (15) na sede a entidade.

O encontro lotou a sala de reuniões da entidade e empresários de diversas áreas do segmento de impressão tiveram esclarecimentos sobre a proposta de
criação da Central de Negócios Gráficos do SINGRAMAR. A consultora do Sebrae-PR, Patricia Fernandes Valente Santini apresentou a ideia e incentivou a participação dos empresários, principalmente daqueles que atuam em Comunicação Visual.

Para o representante da empresa Serilon, Aguilar Lopes, a proposta é muito interessante e merece ser ouvida por mais empresários. Aguilar propô
s um novo encontro para tratar o assunto com outros empresários ligados à Comunicação Visual. O SINGRAMAR agendou uma nova reunião para o dia 29 de junho. “Acredito que a Centr
al de Negócios é uma ótima oportunidade para o segmento”, avaliou.

Outras informações sobre a Central de Negócios podem ser obtidas pelo telefone (44) 3225-8849.

Imagens do encontro



sexta-feira, 17 de junho de 2011

Convite para os empresários das empresas de Comunicação Visual



quarta-feira, 15 de junho de 2011

REUNIÃO DE HOJE NO SINGRAMAR TAMBÉM VAI REUNIR GRÁFICOS DA COMUNICAÇÃO VISUAL

Participe hoje, a partir das 18h30, na sede do SINGRAMAR (Av. João Paulino Viera Filho, 672 - sala 601 - Centro. Ed. New Center Empresarial) do encontro de empresários gráficos. Associados e não associados à entidade podem participar da reunião que será coordenada pelo presidente João Moço.

O objetivo do trabalho é unir os empresários para o desenvolvimento do setor. Empreendedores ligados ao segmento da Comunicação Visual estão sendo chamados a participar no intuito de somar forças e debater propostas para o fortalecimento das empresas, independente o porte empresarial.

Especialmente hoje, a diretoria deve apresentar o andamento da Central de Negócios Gráficos. A consultora do Sebrae-PR, Patricia Fernandes Valente Santini, também estará no encontro como convidada para explicar a proposta e sanar as dúvidas dos empresários.

A ideia de criar a Central de Negócios Gráficos é pioneira no Paraná e deve funcionar como um núcleo empresarial. Esta modalidade de trabalho coletivo em Maringá potencializou os negócios das micro e pequenas empresas de diversos segmentos. “Nós precisamos nos tornar mais competitivos e a nossa expectativa é que os empresários de micro e pequenas empresas, principalmente, venham participar dessa proposta”, disse Moço.

terça-feira, 14 de junho de 2011

SINGRAMAR REALIZA AMANHÃ ENCONTRO DA DIRETORIA E EMPRESÁRIOS GRÁFICOS DE MARINGÁ E REGIÃO

Amanhã, o SINGRAMAR realiza mais uma reunião ordinária da diretoria e você, empresário gráfico, é convidado a participar. O encontro tem inicio às 18h30 e acontece na sala de reuniões da entidade.

O objetivo do trabalho coordenado pelo presidente do SINGRAMAR, João Moço, é envolver os empresários nos assuntos da entidade. “Queremos levantar informações e debater ideias para o desenvolvimento do setor em Maringá e em toda a Região”, disse.

FALTAM POUCAS EMPRESAS PARA O INÍCIO DA CENTRAL DE NEGÓCIOS GRÁFICOS


As empresas que participaram do planejamento estratégico realizado pelo SINGRAMAR criaram um movimento para fortalecer os empreendimentos do setor. Trata-se da Central de Negócios Gráficos coordenada com o apoio do Sebrae-PR.

A ideia provém do diagnóstico realizado após a realização do planejamento estratégico e pode ser a primeira central do setor gráfico no Paraná. O presidente João Moço acredita que o trabalho indica um novo cenário de atuação para as pequenas e médias empresas do setor.

De acordo com o presidente, João Moço, o objetivo da entidade é unir as empresas e, com a Central, fomentar os negócios, minimizando os custos e potencializando as vendas. "Temos tudo para sermos mais fortes. O objetivo desta gestão é aproximar o segmento de comunicação visual. Temos condições, juntos, de sermos mais representativos. Certamente as empresas que participarem dessa ideia serão mais competitivas também", acrescenta.

ENTENDA A CENTRAL DE NEGÓCIOS
O programa Central de negócios é uma metodologia que busca a cooperação entre empresas ou empreendedores independentes ou de um mesmo ramo, que por meio de ações, ampliam os seus negócios pelos benefícios conjuntos que possam gerar devido à união, a forca e o compartilhamento de soluções.

A central de negócios é também conhecida como uma rede de negócios. O grupo pode ou não ter natureza de jurídica. "A função do Sebrae [parceira na proposta] é orientar o trabalho. O projeto tem várias fases: preliminar, preparação, básica, intermediária, avançada e fechamento", explica a coordenadora Cristina Isabel Schneider. O custo para participar do programa é baixo e compreende serviços de consultoria financeira, administrativa, técnica, entre outros trabalhos, como uma central de compras e outras ações que geram lucro e aumentam a influencia no mercado.

EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO VISUAL PODEM PARTICIPAR DO GRUPO

A Central de Negócios também é um excelente atrativo para empresas que trabalham com a Comunicação Visual. Neste intuito o SINGRAMAR convida os empresários desses segmento gráfico a participar. Na reunião que acontece nesta quarta, dúvidas sobre o projeto podem ser sanadas.

As vagas para a criação do grupo são limitadas e os empresários que têm interesse em participar e desejam obter outras informações, entre em contato com o SINGRAMAR pelo telefone (44) 3225-8849.

RÁPIDAS

Flint Group nomeia Dereli Graphic como distribuidor do ano
Em 2001, a Flint Group criou o prêmio “Dealer of the Year” (Distribuidor do ano), e nomeou a Dereli Graphic como o primeiro vencedor. Agora, dez anos depois, a empresa novamente foi a vencedora. Fundada há 30 anos, a Dereli Graphic se notabiliza por ser uma das mais importantes distribuidoras de produtos gráficos da Turquia, com cerca de 100 funcionários. Desde 1992, a empresa é representante da Flint Group. De acordo com o presidente da Dereli Graphic, Ahmet Dereli, receber o mesmo prêmio pela Flint Group é muito animador, porque a empresa está constantemente lutando para ter o máximo desempenho.
(Publish)

GMG e Four Pees anunciam solução para grandes formatos
A GMG, que atua com softwares de gestão de cores, e a Four Pees, distribuidora do software PrintFactory, lançaram na Fespa Digital (feira realizada no final de maio na Alemanha) o PrintFactory GMG Edition. Trata-se de uma solução integrada que combina o PrintFactory e as soluções de gestão de cores da GMG (o ColorServer e o SmartProfiler). Com ele é possível preparar os arquivos mais rapidamente, obtendo consistência de cores e grande reprodutibilidade. Além disso, pode-se também imprimir trabalhos à medida que eles são processados e comparar cada arquivo aberto com um conjunto de parâmetros específico. (Tecnologia Grafica)

Governo baixa a tributação de tablets no Brasil
O governo brasileiro publicou no final de maio uma medida provisória baixando a tributação de tablets no País. Esta foi uma das exigências da Foxconn, fábrica responsável pela fabricação de iPads e iPhones, para que o Brasil recebesse investimentos de US$ 12 bilhões e para que os iPads fossem produzidos no País. Segundo a medida provisória, é considerado um tablet “uma unidade central de processamento com entrada e saída de dados por meio de uma tela sensível ao toque de área superior a 140 centímetros quadrados [cerca de 7 polegadas]”. Foi determinado que pelo menos 25% das peças devem ser produzidas no Brasil, porcentagem que aumentará ao longo dos anos. (Tecnologia Gráfica)

Agfa Graphics, MultiVerde e Papirus apresentam negócios sustentáveis
Em uma parceria inédita, Agfa Graphics, MultiVerde e Papirus apresentam, no próximo dia 15, em Bauru, interior de São Paulo, o Workshop da Inovação e Transformação, na Escola Senai João Martins Coube (rua Virgilio Malta, 11/22 - Centro). A primeira apresentação será de Eduardo Gianini, gerente de marketing da Papirus, que falará das transformações da empresa nos últimos anos, os atributos de marca (DNA Transformador, Relações de Valor e Flexibilidade) e da nova linha de produtos (Linha Vita). Em seguida será a vez da MultiVerde apresentar sua visão de negócios sustentáveis com foco na tendência de sofisticação dos produtos impressos. E por último, a Agfa Graphics abordará sobre como inovar e reduzir custos de maneira sustentável. A empresa apresentará os produtos que verdes, exemplo das chapas livres de substâncias químicas, como a : Azura TS. O encontro é voltado aos gráficos da região e para participar basta confirmar presença entrando em contato com o distribuidor de produtos de qualquer uma das três empresas organizadoras ou pelo e-mailmarketing@papirus.com e pelo telefone (11) 2125-3919. (CeluloseOnline)

Curitiba recebe 10ª InformAção
De 14 a 16 de junho será realizada em Curitiba (PR) a 10ª edição do InformAção – Fórum Paranaense de Tendências para a Indústria Gráfica. O evento é organizado pelo Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado do Paraná (Sigep) e pela Abigraf-PR e este ano contará com o apoio da ABTG. O evento contará com palestras sobre produção gráfica, gerenciamento de cores, liderança de resultados, controle de qualidade em processos gráficos, aumento de vendas e redução de desperdícios. O fórum será realizado no Edifício Jorge Aloysio Weber (rua Augusto Severo, 1.050, no Centro Cívico), das 19h às 22h30. (Bytes&Types)

PARTICIPE DO CONGRAF EM FOZ DO IGUAÇU

EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO VISUAL PODEM PARTICIPAR DA CENTRAL DE NEGÓCIOS


A Central de Negócios também é um excelente atrativo para empresas que trabalham com a Comunicação Visual. Neste intuito o SINGRAMAR convida os empresários desses segmento gráfico a participar do grupo que pretende colocar em prática as propostas apresentadas durante o Planejamento Estratégico das Indústrias Gráficas de Maringá.

De acordo com o presidente, João Moço, o objetivo da entidade é unir as empresas e, com a Central, fomentar os negócios, minimizando os custos e potencializando as vendas. "Temos tudo para sermos mais fortes. O objetivo desta gestão é aproximar o segmento de comunicação visual. Temos condições, juntos, de sermos mais representativos. Certamente as empresas que participarem dessa ideia serão mais competitivas também", acrescenta.

O programa Central de negócios é uma metodologia que busca a cooperação entre empresas ou empreendedores independentes ou de um mesmo ramo, que por meio de ações, ampliam os seus negócios pelos benefícios conjuntos que possam gerar devido à união, a forca e o compartilhamento de soluções.

A central de negócios é também conhecida como uma rede de negócios. O grupo pode ou não ter natureza de jurídica. "A função do Sebrae [parceira na proposta] é orientar o trabalho. O projeto tem várias fases: preliminar, preparação, básica, intermediária, avançada e fechamento", explica a coordenadora Cristina Isabel Schneider. O custo para participar do programa é baixo e compreende serviços de consultoria financeira, administrativa, técnica, entre outros trabalhos, como uma central de compras e outras ações que geram lucro e aumentam a influencia no mercado.

As vagas para a criação do grupo são limitadas e os empresários que têm interesse em participar e desejam obter outras informações, entre em contato com o SINGRAMAR pelo telefone (44) 3225-8849.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Participe na próxima segunda (23) da reunião pós Planejamento Estratégico das Indústrias Gráficas

Na próxima segunda (23), às 19h30, o SINGRAMAR realiza na sede da entidade um encontro de empresários gráficos que participaram do Planejamento Estratégico coordenado pelo Sebrae-PR, em março.

O encontro acontece na sede da entidade e tem por objetivo dar encaminhamento as propostas apresentadas no Planejamento. “É importante que os empresários participem desta primeira reunião para que possamos dar início às ideias apresentadas para o desenvolvimento setorial”, convida o presidente João Moço.

Outras informações pelo telefone (44) 3225-8849.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

SINGRAMAR encerra primeira turma de Arte Finalistas

O SINGRAMAR encerrou na última terça o primeiro curso de Arte Final de 2011. Cinco alunos participaram do curso que tem a carga de 60 horas. As aulas aconteceram em período noturno de segunda à quarta, das 19h às 22h00. O arte finalista Reinaldo Santos foi o instrutor do módulo.
“Foi ótima a experiência de ter trabalhado nesta primeira turma. O pessoal evoluiu bem nas aulas e foi possível repassar alguns ‘macetes’ exigidos para o trabalho na gráfica”, disse Reinaldo. Na próxima terça (17) uma nova turma dará início a um segundo ciclo de aulas na sede da entidade. 
Já o encerramento das aulas da primeira turma do curso de Impressor Offset acontece na próxima quinta (19). Informações sobre o programa de capacitação do SINGRAMAR podem ser obtidas pelo telefone (44) 3225-8849.

Sebrae-PR defende Central de Negócios gráficos para Maringá e Região

O gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva acredita que o setor gráfico maringaense tem potencialidade para a criação de uma Central de Negócios. A ideia, segundo Silva, provém do diagnóstico realizado após a realização do planejamento estratégico realizado em março pelo SINGRAMAR.
“Observando o perfil e a dinâmica do setor eu imaginei que a criação de uma Central de Negócios na região seria um grande benefício. Com o diagnóstico que fizemos após o planejamento estratégico, eu não tenho dúvidas que é uma excelente proposta para o desenvolvimento do setor e melhoria dos micro e pequenos negócios gráficos, disse.

Vendas e empregos industriais têm crescimento histórico no Paraná

É o melhor trimestre da série histórica pesquisada pela Fiep, desde 1986

As vendas industriais paranaenses registraram alta de 10,81% no primeiro trimestre deste ano em comparação a igual período de 2010. A indústria também empregou mais no período, com um crescimento de 6,22% no ‘pessoal empregado total’ e de 4,18% no ‘pessoal empregado na produção’. No mês de março, por conta dos feriados de carnaval, o crescimento foi menos significativo: 6,61% em comparação a março de 2010. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (09) pelo Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

 

Leia o relatório na íntegra

 

“Este primeiro trimestre foi marcado por uma intensa atividade industrial e, consequentemente, um bom nível de emprego, caracterizando-se como o melhor trimestre para a indústria do Paraná de toda a série histórica pesquisada pela Federação há 25 anos”, destaca Roberto Zurcher, economista da Fiep.

O bom desempenho da atividade industrial de janeiro a março, segundo análise do economista, é consequência do aquecimento da economia em geral, do crescimento do nível de emprego e renda da população. “A boa safra paranaense colocada no mercado com bons preços internacionais e o crédito farto para aquisição de veículos e da linha branca, aparecem também entre os principais fatores que ainda estão contribuindo para este resultado positivo”, avalia o economista. Para os próximos meses, segundo Zurcher, a tendência é de uma redução na velocidade de crescimento por conta das medidas de contenção da demanda e do crédito anunciadas pelo governo federal.

 

Maiores altas

Nove dos 18 gêneros pesquisados registraram aumento de vendas no primeiro trimestre. Dentre eles, os mais significativos foram: ‘Vestuário’ (+29,85%), ‘Veículos Automotores’ (+23,97%), e ‘Produtos de Metal’ (+22,43%). Em relação ao número de empregos, as maiores altas aconteceram nos setores ‘Máquinas e Equipamentos’ (+6,30%) – expansão na produção de máquinas agrícolas e da linha branca; ‘Material Eletrônico e de Comunicações’ (+5,82%) – aumento sazonal da produção; e ‘Refino de Petróleo e Produção de Álcool’ (+5,12%) – início da safra da cana-de-açúcar. As maiores reduções de venda foram registradas nos gêneros ‘Edição e Impressão’ (-16,93%), ‘Têxteis’ (-16,81%) e ‘Material Eletrônico e de Comunicações’ (-13,70%).

Em relação ao emprego, 11 dos 18 gêneros pesquisados ficaram positivos no trimestre, sendo que os três com maior expansão foram: ‘Vestuário’ (+24,96%), ‘Metalúrgica Básica’ (+19,51%) e ‘Veículos Automotores’ (+17,46%). Por outro lado, nesta base de comparação, os três gêneros com maiores reduções foram: ‘Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos’ (-30,66%), ‘Têxteis’ (-18,71%) e ‘Material Eletrônico e de Comunicações’ (-15,66%). A massa salarial líquida apresentou, em março contra fevereiro, aumento de 8,86%, ocasionado, em grande medida, por distribuição de participação em resultados; as horas trabalhadas subiram 5,27% por conta do aumento do emprego e do fim das férias; e a utilização da capacidade instalada ampliou-se em três pontos percentuais, situando-se em 81%. Este nível de utilização de capacidade é de meio ponto percentual superior ao registrado em março de 2010, indicando que a atividade industrial já fora programada para este início de ano de 2011 em nível pouco superior ao do verificado no ano passado, já que houve aumento de investimentos e de capacidade produtiva.

RÁPIDAS

Produção de celulose brasileira cresce 2,6% em março

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), a produção brasileira de celulose em março foi de 1,265 milhão de toneladas, 2,6% a mais do que no mesmo período de 2010 e 12,7% maior do que a de fevereiro. As exportações do insumo, porém, recuaram 9,8% em comparação com março de 2010, mas cresceram 13,2% em relação a fevereiro deste ano. A produção de papel no último mês de março foi de 823 mil toneladas, queda de 1,3% ante março de 2010, mas crescimento de 3,9% com relação a fevereiro de 2011. As exportações deste insumo diminuíram 13,6% na comparação com o mesmo período do ano passado, mas cresceram 13,1% em relação ao último mês de fevereiro.

 

Nova Página incrementa produção com linha de lombada quadrada

A Nova Página, gráfica com sede no município de Cajamar (SP), começou a operar em seu parque gráfico a nova linha completa de lombada quadrada Kolbus. Segundo a empresa, o equipamento tem capacidade para rodar até 8 mil exemplares por hora, com ajuste automático de formato. Além disso, é uma das únicas máquinas capazes de aplicar até duas dobras na capa em linha, com dois sistemas de prensagem, entre outros recursos. A máquina foi adquirida para aprimorar as atividades no parque gráfico e atender à crescente demanda por produtos editoriais, como livros, cadernos, revistas e anuários. Esta é a segunda linha de lombada quadrada que a Nova Página adquire. Recentemente foram incorporados à linha de produção uma máquina de hot-stamping, máquinas de grampo, verniz UV, High Gloss e laminação BOPP. (Publish)

 

Abro promove curso para finalização de impressos

A Abro (Associação Brasileira de Empresas com Rotativas Offset) anunciou a realização do curso Acabamento, grampo e lombada quadrada: problemas, soluções e novas tendências de tecnologia. O curso acontece de 23 a 27 de maio, no Senai, à rua Bresser, das 16h às 20h. A inscrição é gratuita. Mais informações podem ser obtidas no site www.portalabro.org.br.

 

 

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Fábio Mortara é eleito presidente da Abigraf Nacional

O presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas de São Paulo (Sindgraf), Fábio Arruda Mortara, foi eleito presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf Nacional) na última semana. A eleição ocorreu durante a 47a Assembleia Geral Ordinária Nacional, realizada em Palmas (TO).
Apenas a chapa de Mortara concorreu ao pleito para dirigir a associação no triênio 2011/2014. O presidente eleito atua no setor gráfico há mais de 20 anos e pretende fazer uma gestão que seja pelo menos como a de seu antecessor.
Representantes de várias entidades do setor e dezenas de empresários gráficos estiveram presentes na assembleia.

O Diário investe R$ 9 milhões em novo parque gráfico

Com nova impressora rotativa, a velocidade de impressão aumentará duas vezes e meia e chegará a 35 mil impressões por hora

por Vinícius Carvalho

Uma impressora rotativa norte-americana é o principal item do pacote de R$ 9 milhões em investimentos que O Diário do Norte do Paraná realiza para reforma e ampliação de seu parque gráfico. Com a nova máquina, a capacidade de impressão aumenta de 15 mil para 35 mil impressões por hora. O equipamento, fabricados nos Estados Unidos pela Tensor Group, pesa 60 toneladas, tem 6 metros de altura por 39 de comprimento, totalmente automatizado. 

Para abrigar a rotativa, que começa a funcionar em meados de 2011, O Diário reformulará seu Parque Gráfico, com a construção de um novo acesso pela Avenida Horácio Racanello. O Parque Gráfico atual ocupa hoje 800 m²  e passará a ter 2 mil m². Serão necessárias seis carretas porta-contêiner para trazer o equipamento do Porto de Paranaguá até Maringá.

A atualização tecnológica agiliza a impressão e a entrega do material impresso. O prazo médio de entrega será de 24 horas, podendo ser reduzido para 12 horas a partir do recebimento dos arquivos. A capacidade de impressão em uma única tiragem será de 24 páginas no formato standard, sendo 16 coloridas e 8 em preto e branco. Se o formato for tablóide, a capacidade aumenta para 48 páginas numa única tiragem, com 32 coloridas e 16 em preto e branco. Atualmente, o jornal consegue rodar, de uma só vez, 12 páginas, metade delas coloridas.

A aquisição deste equipamento com alta tecnologia proporciona melhores resultados, mais qualidade, confiabilidade e agilidade. O objetivo é a satisfação dos leitores, anunciantes e aqueles buscam qualidade, prazo e baixo custo nos serviços gráficos. O Jornal O Diário terá em seu Parque Gráfico a quinta instalação do sistema de cura ultravioleta do Brasil. O gerente industrial e logístico, Ricardo Cardoso, explica que o processo de cura por ultra-violeta ocorre a partir da reação de um componente chamado fotoinicializador e a irradiação emitida por um sistema de lâmpadas ultra-violeta.

Este processo tem como vantagem o aumento significativo da qualidade dos produtos impressos. “Além da possibilidade do aumento de carga de tinta, sem decalcar, é possível imprimir sobre papeis revestidos, como couché e Lightweight Coated Paper), até certa gramatura, em alta velocidade”, comenta Cardoso. “É um grande diferencial quando falamos de trabalhos que exigem qualidade e prazo de entrega, como por exemplo, encartes promocionais de redes supermercados, farmácias entre outros”, acrescenta.

O diretor comercial de O Diário, César Luís de Carvalho, afirma que a reforma do parque gráfico é uma resposta ao aumento da demanda por serviços gráficos no norte do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul e São Paulo. “Existe um mercado muito forte na região e O Diário recebe uma demanda muito alta por esses serviços gráficos”, diz Carvalho. “Além disso, a reforma do parque gráfico reforça os laços da empresa com a comunidade, na medida em que oferece a possibilidade de mais conteúdo no jornal, com mais qualidade”, acrescenta.

O jornal O Diário terá mais páginas de conteúdo editorial, com mais cores e menor custo de produção. “Os leitores serão beneficiados com mais páginas de notícias e com um conteúdo mais atualizado”, diz o diretor de conteúdo de O Diário, Michael Vieira da Silva. Ele explica que com o ganho de tempo com a impressão, o jornal poderá ser fechado mais tarde, possibilitando a inclusão de notícias que se desenrolam durante o período noturno.

Com a confirmação da compra da máquina, O Diário planeja modificar a apresentação do jornal impresso. “Estamos preparando uma grande transformação gráfica e editorial em O Diário, que será lançada assim que a nova máquina estiver funcionando, em meados de 2011”, comenta Michael.

 



 

 

segunda-feira, 2 de maio de 2011

QUADRADA, MAS MODERNA | A SERIFA SLAB ESTÁ NA CRISTA DA ONDA





Por Henrique Malzone

Tenho observado uma verdadeira tsunami de peças publicitárias com letras fortes, pesadas, e com grandes serifas grossas e quadradas. Desde os cartazes da campanha da Dilma Rousseff até as chamadas para o programa “Afinal, o que querem as mulheres?”, coloridas ou não, os caracteres egípcios ou egipcianos (como querem alguns autores), voltaram à tona, numa clara demonstração de que, também na tipografia, a moda é cíclica.

Em meados do século XVIII iniciou-se a Revolução Industrial na Inglaterra e com ela uma nova necessidade: a de comunicar e exibir ao público o lançamento e a existência de produtos que agora eram fabricados em grandes quantidades e a preços muito menores que os artesanais. Com certeza, podemos dizer que nesse momento surgiu a arte publicitária.

À medida que os impressos ampliavam os seus horizontes de atuação saindo do mundo dos livros, novas faces tipográficas, mais adequadas ao propósito, se fizeram necessárias. As letras clássicas, finas e elegantes, com suas delicadas serifas e terminais arredondados, as
transicionais, com suas serifas mais pesadas e curtas e médio contraste no traçado das hastes e as modernas, com suas serifas em traço fino e perpendicular às hastes, sem junção em curva, e maior contraste entre as hastes verticais e horizontais, já se tornavam inviáveis n
a aplicação dos novos meios de comunicação.

Aos cartazes e displays devemos o surgimento, no início do século XIX, de dois novos estilos tipográficos. De um lado desenvolveram-se as grotescas ou sem-serifa (sans-serif), que viriam a determinar os rumos tipográficos do século XX. Akzidens Grotesk, Futura, e Univers são grandes exemplos desse estilo tipográfico. Tipos fortes, robustos, impessoais, mas com grande variedade de pesos e tamanhos, aplicáveis a qualquer natureza de trabalho impresso.

O segundo estilo é um pouco mais ornamental, mais fantasia, alguns de extrema qualidade artística, bom gosto e beleza; outros de gosto bem duvidoso. Provavelmente baseado nas tabuletas das antigas estalagens e tabernas inglesas, pintadas à mão, com todos os traços reforçados, inclusive as serifas, para serem vistas à distância, o tipógrafo britânico Robert Thorne (1754-1820), gravada por Vincent Figgins, lançou o primeiro tipo chamado “egípcio” – tipos novos, a maior parte deles mais estreitos e altos do que largos, com uma generosa serifa grossa e quadrada, com a mesma espessura das hastes. Posteriormente passou-se a usar o nome de serifa Slab.

Thorne fundou, em 1
794, a Fann Street Foundry, que mais tarde foi comprada por William Throrowgoo
d, em 1829, e depois por Robert Besley, em 1849, quando passou a chamar-se Reed
& Fox, até seu encerramento em 1906. Robert Besley (1794-1876), tipógrafo e Lord Mayor de Londres, lançou em 1845 a sua obra-prima, a Clarendon, uma fonte egípcia ou Slab, com junção em curva que e largamente usada até hoje. Todas as matrizes e direitos passaram para as mãos da Stephenson Blake Foundry, que em 1938 lançou a Playbill, um refinamento da Egyptian.

Por que o nome Egípcio? Muito simples. O grande must do momento, motivo de todo o frenesi da época, eram as incursãos napoleônicas no Egito, e as grandes descobertas que suas equipes científicas fizeram durante as suas pesquisas. Uma verdadeira revolução na história, quando Champollion conseguiu intepretar a Pedra da Rosetta, desvendando os mistérios do antigo Egito dos Faraós. Mas foi nos Estados Unidos que as fontes Slab ganharam o status de best-seller. O mundo da propaganda. O charme e o glamour dos cartazes e displays. No mais limitados ao uso de punções para a gravação e de metais para a fundição de caracteres, os diseigners americanos especializados em grandes tamanhos passaram a cortar letras em madeira, a maior parte deles baseados nos antigos cartazes do "The Greatest Show on Earth", o Circo P. T. Barnum & Bailey, o mais famoso circo já existente. A fonte chamada Barnum serviu de inspiração para diversas outras e é o maior exemplo de uma longa série de fontes Slab do século XIX. Porém a grande explosão do emprego destas faces tipográficas foi no início do século XX. Grandes cartazes de teatro e cinema cujos temas remetiam à era de glória do Velho Oeste e ao mundo do circo fram os grandes clientes deste estilo de fonte.

A Memphis, de Emil Rodolf Weiss, lançada em 1929 pela Stempel Foundry, marcou o renascimento das serifas grossas no século XX. Outro exemplo magistral é a Joanna, lnaçada em 1930 pelo não menos famoso Eric Gill, da Monotype. Em 1931, pela Berthold, George Trump publica a City, retangular, forte e expressiva. Em 1934, Frank Hinman Pierpoint publica a belíssima Rockwell, talvez a mais bonita de todas as egípcias. Heinrich Jost, em 1931, para a Bauer Foundry, na Alemanha, publica a Beton Open. E uma infinidade de variações surgiram. Algumas com as serifas com a mesma espessura do traço vertical, com junção em ângulo reto; outras com serifas inversas, isto é, as seifas mais
grossas que as hastes verticais; outros, ainda, com junção em canto arrendondado e pequena diferença entre as espessuras da serifa e das hastes.

O emprego destas fontes traz resultados muito mais efetivos quando restritos a um número limitado de palavras (três ou quatro, no máximo) e nunca em tamanhos pequenos. Acredito que o tamanho de partida seria o corpo 16. Corpos menores dificultam a leitura, por serem muito pesados. Na segunda metade do século passado aconteceu um novo adormecimento das fontes slab, porém, neste início de século XXI parece que renasceram com força, para alegria de seus adeptos. Divertam-se, mas usem com sabedoria para não cansar.

Lançamento: Livro aborda como é possível fazer um trabalho de design interessante e inovador

Autor mostra como aplicar conceitos tanto em pequenas como grandes empresas

Indicado pela revista I.D. em 2004 em sua lista dos 40 designers mais influentes nos EUA e proprietário do estúdio Celery que recebeu o prêmio Environmental Leadrship, da AIGA, associação dos designers americanos, Brian Dougherty explica nesta obra em como é possível fazer um trabalho interessante e inovador na área do design sustentável, tanto nas maiores empresas do mundo como nas pequenas organizações ou sem fins lucrativos.

O autor diz gostar de pensar no design como um abacate grande e maduro: a casca seria o mundo físico do papel e impressão, descendentes de Gutenberg e Bauhaus; a polpa, o campo da marca e informação; o caroço, o desafio central em volta do qual giram todas as mensagens e materiais do design: a efetivação da mudança.

A obra apresenta também um apêndice à edição brasileira com análise sobre o design ecológico no Brasil; seus produtos sustentáveis; fornecedores de serviços gráficos certificados disponíveis no país.

Com 184 páginas, o lançamento é da Edições Rosari e tem preço sugerido de R$ 41,90.

Edições Rosari | www.rosari.com.br

EVENTO: FDTE DEBATE ÚLTIMAS NOVIDADES EM ETIQUETAS INTELIGENTES (RFID)

Será abordado o que há de mais moderno em tecnologia de etiqueta e as mais variadas aplicações

O sistema de Identificação por Rádio Frequência (RFID- Radio Frequency Identification) é um método de automático, que funciona através da emissão e recepção de sinais de radiofrequência, por meio de uma etiqueta que acompanha o objeto a ser identificado. Essas etiquetas contam com um chip de armazenamento de dados e uma antena de retransmissão dessas informações. Essas etiquetas podem ter atuação passiva – e somente responder ao sinal enviado pela base transmissora –, atuação ativa, quando conta com uma bateria que lhe permite enviar o próprio sinal, ou ter as duas funções.

Em razão da velocidade de resposta e precisão desse tipo de sistema, o mercado tem encontrado novos usos diferentes para as etiquetas inteligentes, em busca de competitividade para seus processos produtivos. Entre as inúmeras aplicações possíveis pode-se citar o controle de fluxo da cadeia de produtos e suprimentos de uma empresa ou indústria, controle de acesso, controle de tráfego de veículos, controle de contêineres, monitoramento de pacientes em hospitais, controle de processos na construção civil, monitoramento de bagagens e passageiros nos aeroportos, entre outras.

Diante deste cenário, a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) promoverá, no dia 4 de maio, em sua sede, um evento no qual serão discutidas as mais recentes inovações sobre etiquetas inteligentes, conhecidas como Identificação por Radio Frequência (RFID). O palestrante convidado é o professor José Kleber Cunha, do Laboratório de Microeletrônica (LME – USP), que participou do congresso “Put RFID to Work”, realizado em Orlando (EUA), entre 11 e 14 de abril de 2011 e irá abordar o que há de mais moderno em tecnologia de etiqueta e as mais variadas aplicações.

Segundo o professor Cunha, as possibilidades de aplicação para este tipo de ferramenta é o que mais chama a atenção. “Ainda mais quando essa tecnologia é aliada aos benefícios da internet, as possibilidades de uso são vastas, como por exemplo, no controle de acesso de pessoas em determinados ambientes, no acompanhamento de mercadorias, no controle da variação de temperatura de produtos, entre outras”, afirma.

Serviço:

Últimas novidades em etiquetas inteligente (RFID)

4 de maio, das 8h30 às 13h30

Local: Sede FDTE: R: Rua Padre Eugênio Lopes, 361, Morumbi, São Paulo

Informações e inscrições: (11) 3031-7000 (ramal 229) ou educare@fdte.org.br

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Prêmio Abigraf de Responsabilidade Socioambiental tem prazo de inscrições prorrogado

 

Foram prorrogadas para 29 de abril as inscrições para o Prêmio Abigraf de Responsabilidade Social. O concurso é realizado pela Abigraf Nacional com o objetivo de estimular práticas conscientes nas áreas social e ambiental, tanto na indústria gráfica brasileira como na sociedade.

A cerimônia de entrega dos troféus aos vencedores será realizada na Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo, em 7 de junho de 2011, na Semana do Meio Ambiente. O prêmio, instituído em 2009 pela Abigraf, é bienal e contempla as categorias de “Responsabilidade Ambiental”, que reconhece o mérito de ações ou conjunto de iniciativas, a partir do uso de tecnologias, métodos ou processos; e “Responsabilidade Social” premiando intervenções externas, isoladas ou conjuntas das empresas gráficas, nos campos educacional, cultural e esportivo, na inclusão social, na iniciação profissional ou nas campanhas em prol da melhoria das comunidades. Podem inscrever-se no prêmio empresas gráficas instaladas em território brasileiro, associadas às Abigraf’s Regionais e que estejam em dia com todas as suas obrigações com a entidade. Cada empresa poderá inscrever apenas um trabalho em cada categoria. Informações sobre a inscrição: www.premiosocioambiental.org.br ou pelo e-mail gzorzi@abigraf.orgEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (11) 3164-3199.

Fonte: RV&A

Cards Payment & Identification chega a sua 16ª edição

 

De 2 a 4 de maio será realizada a 16ª edição Cards Payment & Identification. A feira é voltada a serviços, produtos e tecnologia para o segmento de cartões, meios eletrônicos de pagamento e identificação. Em sua programação serão abordados temas como: os impactos no mundo dos meios eletrônicos de pagamento e o papel dos cartões na sociedade; aplicações para transportes e meios de pagamento ;  cartões nas relações empresariais; e  os impactos da regulação e autorregulação nos fronts de emissão e credenciamento de cartões, dentre outros. Para mais informações acesse: www.cards2011.com.br .

Fonte: ABTG

terça-feira, 19 de abril de 2011

Papel transfer sublimático com bloqueador chega ao mercado

 

A Aplike, fabricante brasileira de insumos para os mercados de sinalização e serigrafia, lança o Aplipel jet, papel transfer com fundo de cobertura tipo obm para aplicações de tinta digital sublimática. O material serve, principalmente, para aplicações e transferências em tecidos de poliéster branco. Esse papel transfer pode ser utilizado na produção de camisas de futebol (com a inserção de números e patrocinadores), bermudas e camisetas personalizadas. O Aplipel Jet possui espessura de 0,23 mm, liner de 130 g/m2 e adesivo removível. Ele pode ser recortado em plotter e é fornecido em bobinas com 1 m de largura e 50 m de comprimento.

Fonte: Grupo Sertec

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Sigep e Abigraf-PR promovem caravana à Digital Image South America

 

O Sigep e a Abigraf-PR em parceria com a AP&S Feiras, estão organizando caravana para visitação à Digital Image South America, que se realizará no Pavilhão Azul – Expo Center Norte – em São Paulo, no período de 27 a 30 de abril. A caravana será feita por transporte rodoviário e tem saída prevista para às 6 horas do dia 27 de abril com retorno às 19 horas do mesmo dia. As vagas são limitadas a duas pessoas por empresa gráfica associada e em dia. Inscrições e informações pelo telefone (41) 3253 7172 ou e-mail: marketing@sigep.org.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Fonte: ABTG

sexta-feira, 15 de abril de 2011

SINGRAMAR E SITIGRAM FECHAM CONVENÇÃO SOBRE ACORDO COLETIVO

 

ApDSC_8061ós dois encontros realizados entre a entidade patronal e laboral, a Comissão de Negociação eleita pela diretoria do SINGRAMAR finalizou, na última quarta-feira (13), o acordo coletivo de trabalho 2011/2012.

A análise da pauta fornecida pelo Sitigram com a contrapauta do SINGRAMAR, possibilitou que membros das duas entidades chegasse a um acordo que correspondesse às expectativas de ambos.

A comissão é formada pelos empresários Urbano Rampazzo, Shinji Gohara, Luiz Carlos Cordeiro Assoni, Ana Paula Patrão, Luiz Aparecido Tel, Wilson Rodrigues Gatto, José Antonio Moscardi e o presidente João Pereira Moço Sobrinho. 

O acordo coletivo visa melhorias não só para os funcionários – representados pelo Sitigram – como também para os empregadores – no caso, amparados pelo SINGRAMAR.

Após discutir todas as propostas, foi estabelecido o reajuste de 8% no índice salarial e as cláusulas sobre banco de horas, bem como outras que haviam sido propostas pelo Sitigram, vão entrar em pauta no ano que vem.

O próximo passo para o acordo ser legalizado é a assinatura dos presidentes das duas entidades João Pereira Moço Sobrinho (SINGRAMAR) e Cícero Carlos da Silva (Sitigram) e, logo após, o protocolo do documento no Ministério do Trabalho.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Embalagem & Sustentabilidade é tema de curso na ESPM

 

irigido a designers, gestores de marketing, gerentes de produto, profissionais da indústria de embalagem, empresários, profissionais e estudantes que desejam ampliar seus conhecimentos sobre o tema, no dia 4 de maio a ESPM realiza o curso Embalagem & Sustentabilidade.  O curso que acontecerá às quartas-feiras, capacitará os interessados para a elaboração de eficientes projetos de embalagens sustentáveis, desde a escolha dos materiais até a escolha das estratégias de comunicação visual, em consonância com as atuais demandas sociais e mercadológicas. No final das aulas, os alunos serão capazes de distinguir o que “parece sustentável” do que é “verdadeiramente sustentável” e assim poderão ampliar as possibilidades de obter vantagens competitivas para suas empresas, ao mesmo tempo em que beneficiam o planeta. Para mais informações e inscrições pelo telefone (11) 5081-8225 ou e-mail: candidato@espm.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Fonte: ABTG

Grupo Estado inaugura pré-impressão digital

 

O Grupo Estado, que edita os jornais O Estado de S.Paulo e o JT, inaugurou oficialmente o novo processo de pré-impressão em evento realizado nesta quarta-feira, 13, na sede da empresa. O Grupo adquiriu quatro linhas CTP (computer to plate ou, numa tradução livre, direto para a chapa) que permitem a pré-impressão de 1,2 mil chapas/hora (cada chapa equivale a uma página de jornal). O processo de impressão passa a ser baseado em tecnologia térmica, em substituição ao convencional, de filmes. De acordo com o diretor industrial do Grupo Estado, José Odair Bertoni, a redação e a área comercial ganham 20 minutos adicionais por dia com o novo processo. O novo processo também deixa de gerar resíduos químicos do processo anterior de filmes Na tecnologia CTP, fornecida pela Kodak, o processo converte a informação digital (textos e imagens) em chapas para impressão. Esse processo ocorre sem a necessidade de geração de fotolitos e usa a tecnologia a laser para gravar as chapas a partir do equipamento platesetter. O processo elimina, ainda, a montagem manual. O diretor do Grupo Estado diz que o benchmarking para a empresa foi o jornal norte-americano San Francisco Chronicle, que já adotou esse processo. O diretor de vendas da Kodak, Anderson Chaves, afirma que o fornecimento ao Grupo Estado servirá de referência para outros parques gráficos brasileiros.

Fonte: Meio&Mensagem

quarta-feira, 13 de abril de 2011

SINGRAMAR e Sitigram se reunem mais uma vez

 

O SINGRAMAR realiza hoje, a partir das 17h, a segunda reunião com o Sitigram sobre o acordo coletivo entre as entidades. A ideia é analisar mais uma vez a contrapauta patronal, juntamente com as exigências enviadas pelo sindicato laboral.

A reunião acontece na sede do SINGRAMAR e deve contar com membros das duas entidades.

terça-feira, 12 de abril de 2011

One to One Summit discute novas oportunidades em comunicação personalizada

 

A ANconsulting – Agência de Negócios, consultoria especializada no segmento gráfico, realiza a One to One Summit, evento para profissionais de marketing e comunicação compartilharem ideias e discutirem novas tecnologias para encontrar as melhores oportunidades de negócios com comunicação personalizada multicanal. Segundo os organizadores, as preferências dos consumidores e suas demografias estão mudando e estar conectado com as novidades em relação a tecnologias crossmedia já não é mais um diferencial. É preciso planejar e utilizar de maneira estratégica a forma de pensar os negócios, o que faz toda a diferença durante a busca de proximidade e relacionamento com o cliente.O evento acontece no dia 28 de abril, das 8h30 às 12h30, no Expo Center Norte, em São Paulo. O investimento é R$ 190. As inscrições poderão ser feitas por meio do link: http://www.digitalimaging.com.br/digitalimaging/pt/one-to-one.php.

Fonte: Publish

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Inscrições abertas para a Conferência Internacional de Flexografia 2011

 

Já estão abertas as inscrições para a Conferência Internacional de Flexografia 2011, promovida pela ABFlexo. O evento trará os mais interessantes temas de todos os segmentos da cadeia flexográfica, como alta definição para flexografia; mais recentes desenvolvimentos e o futuro das fitas dupla-face de alto desempenho; tecnologia de laminação por camada térmica com topo do ponto achatado; Tecnologia Gear Less; CTP por laminação; tintas biocompostáveis para impressão em materiais biodegradáveis. Além destes temas o público presente poderá conhecer as inovações tecnológicas na área de substratos adesivos, desvendar os segredos da Heptacromia, ficar por dentro das mais avançadas tecnologias agregadas às impressoras de banda estreita, banda larga e papelão ondulado. Também serão mostradas tecnologias de ponta usadas no controle automático dos sistemas de entintagem, a última geração de adesivos e solventes amigáveis ao meio ambiente, os avanços na vídeo-inspeção de altíssima velocidade, o atual estágio das tintas com cura através de feixe de elétrons, as últimas novidades em laminação e extrusão, além dos resultados práticos obtidos com a nova geração de cilindros anilox que utilizam a tecnologia de transferência genética. Grandes usuários finais de produtos impressos em flexografia darão suas opiniões sobre vários aspectos, ilustrando e orientando a tomada de decisão dos participantes. Saiba mais em: http://www.conferenciaflexo.com.br/A-Conferencia/O-que-e/

Fonte: ABTG

Revistas, novo hábito da classe C

 

Com mais acesso ao crédito e à educação, a nova classe média brasileira, vai ao paraíso do consumo e os editores de revistas lançam novos títulos e comemoram crescimento na circulação e no faturamento. São quase 100 milhões de brasileiros que colhem os frutos de uma era de moeda estável, crescimento econômico, queda do desemprego e programas de transferência de renda que favoreceram o desenvolvimento do mercado interno. Um estudo da Ipsos Marplan que considera classe C pessoas com renda familiar entre R$ 1,2 mil e R$ 1,8 mil mostra que 30% lê revistas que chegam às suas mãos por empréstimo (35%), compra (28%), assinatura ou compra por outra pessoa da casa (16%) ou na empresa em que trabalham (6%), entre outros meios de acesso. Metade dos 60 títulos da Alto Astral publicados mensalmente são dedicados à classe C, entre eles as revistas Malu (130 mil exemplares) e Guia Astral (200 mil, segundo informação do editor). A Abril edita cinco títulos populares (AnaMaria, VivaMais, SouMaisEu, Tititi e Minha Novela) para mulheres entre 20 e 45 anos com renda mensal familiar entre R$ 1,5 mil e R$ 5,1 mil. A editora assinala que, entre 2007 e 2010, essas revistas, vendidas semanalmente em bancas e supermercados, representaram um crescimento de 15% ao ano no faturamento publicitário do segmento.

Fonte: Meio&Mensagem

quarta-feira, 6 de abril de 2011

SINGRAMAR inicia mais uma turma de arte-finalistas

DSC00866 

Na noite de ontem (05), o Diretor de Formação Profissional do SINGRAMAR, Cleube Brandão, deu início às atividades da primeira turma de arte-finalista de 2011.

O instrutor Reinaldo Santos vai ministrar o curso destinado a uma turma de 05 alunos, sempre às terças, quartas e quintas-feiras, na sede da entidade.

De acordo com Brandão, a área de formação profissional e o curso de arte-finalista foram criados devido a uma necessidade do mercado, que carecia de mão de obra especializada. Ele comenta que o objetivo maior é capacitar estes profissionais para poderem ingressas no mercado de trabalho. “Muitos desses alunos que procuram o curso oferecido pelo SINGRAMAR, são filhos de impressores ou pessoas que trabalham em outros departamentos nas gráficas, como o administrativo. Também recebemos a procura de outros que já tentaram entrar no mercado, mas não conseguiram devido à falta de especialização”, comenta.

Cleube Brandão frisa que um dos pré-requisitos para frequentar os cursos oferecidos pelo SINGRAMAR, é que os alunos cumpram os prazos estabelecidos – no caso que sejam pontuais nos horários de início e término de aula: das 19h às 22 horas.

Impressos comerciais crescem 4,1% em janeiro nos EUA

 

No mês de janeiro, as remessas de impressos comerciais nos Estados Unidos totalizaram US$ 6,7 bilhões, um aumento de 4,1% em comparação com o mesmo período de 2010 (2,5% descontada a inflação). No acumulado do ano passado, essas remessas somaram US$ 86,7 bilhões. Segundo Joe Webb, diretor de economia e do centro de pesquisa da WhatTheyThink, empresa de comunicação voltada para o setor gráfico e responsável por esse dados, o setor deve aproveitar este momento para ganhar forças, pois a competição com o meio digital deve ser acirrada o ano todo. Ele enfatizou o fato do resultado de janeiro de 2010 ter sido beneficiado pela comparação com o fraco período anterior, mas que representa a continuidade de 10 meses de resultados positivos. Esses números fazem parte do mais recente relatório da WhatTheyThink, lançado em março, que pode ser adquirido online por US$ 50.

Fonte: Tecnologia Gráfica

Representadas da Ferrostaal estarão na PrintChina 2011

 

A Ferrostaal estará presente na PrintChina 2011 por meio de duas de suas representadas chinesas da área de acabamento: Shangai Eletric e Transpak. A Shangai Eletric é fabricante da linha de guilhotinas SWD, que tem como um dos destaques a SWD SQZK 1150. Esse equipamento possui 1m15 de boca e é composto por um sistema hidráulico alemão e por bomba de óleo italiana, mesa com colchão de ar e painel touch screen programável. A Transpak fabrica amarradeiras como a – Transpak TP 701 NS – voltadas para jornais e gráficas comerciais que possuam rotativas. A feira, que acontece de 9 a 13 de abril, reúne cerca de 1.100 expositores em uma área de 110 mil metros quadrados. Segundo os organizadores, estão sendo esperados 120 mil visitantes de 72 países. Com isso, a feira pode ser considerada a terceira maior do mundo, atrás apenas da alemã Drupa 2008 (1.800 expositores) e de outra grande feira chinesa, a China Print 2009 (1.200 expositores).

Fonte: ABTG

Abap vai criar ranking de sustentabilidade

 

Com o objetivo de incentivar a produção publicitária responsável e o consumo sustentável, a Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) anunciou durante reunião da executiva nacional da entidade, o lançamento dos “Indicadores de Sustentabilidade da Propaganda Brasileira”. O encontro está sendo realizado em Imbassai, na Bahia, e abriu o evento “Nordeste. A bola da vez”, que vai reunir até domingo empresários de comunicação de todo o País. A Abap pretende com essa iniciativa criar um ranking nacional de sustentabilidade entre as agências, incentivando a adoção dessas práticas positivas.

Fonte: ABTG

terça-feira, 5 de abril de 2011

SINGRAMAR agenda mais uma reunião com Sitigram

 

O SINGRAMAR realizou ontem (04) em sua sede, um encontro entre diretores e representantes da entidade, justamente com membros da entidade laboral (Sitigram). Esse foi primeiro contato entre as duas entidades, após o protocolo feito no mês de março (21), com a contrapauta às reivindicações propostas pelo Sitigram.

Os temas abordados no documento foram debatidos mais uma vez entre os participantes de ambas as entidades que, por não terem entrado ainda em um acordo mútuo, marcaram a próxima reunião sobre a convenção para a próxima quarta-feira (13), a partir das 17h, na sede do SINGRAMAR.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Reunião com Sitigram acontece hoje

 

O SINGRAMAR protocolou, no dia 21 de março, a contrapauta Patronal da Convenção Coletiva de Trabalho 2011/2012, na sede do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Gráficas de Maringá (Sitigram). Os temas abordados no documento, foram debatidos na sede do SINGRAMAR pelos empresários do setor. Um encontro entre representantes das duas entidades deve acontecer hoje, a partir das 17h, na sede do SINGRAMAR, para discutir sobre o acordo coletivo.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Venda de papel reciclado poderá ser isenta de tributos

 

A Câmara dos Deputados em Brasília analisa uma proposta para isentar de tributos a venda de papel reciclado. O benefício valeria também para catadores de papel e cooperativas de reciclagem, com o intuito de incentivar a prática e diminuir os impactos ambientais. A proposta ainda precisa ser analisada pelas comissões de finanças e tributação e pela Comissão de Constituição e Justiça.

Fonte: Tecnologia Gráfica

quinta-feira, 31 de março de 2011

Planejamento estratégico das Indústrias Gráficas de Maringá e Região

 

Nessas duas últimas semanas o SINGRAMAR promoveu, com o apoio do Sebrae/PR, o Planejamento dasDSC_7356 Indústrias Gráficas de Maringá e Região. Foram quatro encontros realizados da sede do Sindvest, com o apoio e conhecimento do consultor Ricardo Guirado.

O ciclo teve a prévia do seu desfecho ontem, com a última ação realizada em grupos – didática proposta por Guirado. Ontem os participantes trabalharam em cima da sigla FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças) – informações que já haviam sido levantadas nos últimos três encontros – para, então, aprontar objetivos que o grupo quer alcançar por meio de metas e estratégias.

As discussões sobre os objetivos e as estratégias, possibilitaram um levantamento de informações que desencadearão o planejamento estratégico feito para as indústrias gráficas de Maringá e também de cidades da região que compõem o SINGRAMAR.

Essa proposta será enviada a entidade, que deve apresentar o planejamento final feito pelo consultor aos membros que fazer parte do sindicato.

Cresce a receita de exportação do setor de celulose e papel no primeiro bimestre de 2011

 

A receita de exportação do setor de celulose e papel brasileiro registrou aumento de 17,2% no primeiro bimestre de 2011, em comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando US$ 1,12 bilhão. O Saldo da Balança Comercial do setor nesse período é de US$ 782 milhões, o que representa uma elevação de 11,6% em relação ao Saldo acumulado em janeiro e fevereiro de 2010.  Nos dois primeiros meses deste ano, a produção de celulose chegou a 2,32 milhões de toneladas, o que equivale a uma elevação de 0,5% em relação ao primeiro bimestre de 2010. A receita de exportação da fibra registrou aumento de 18,1% no primeiro bimestre deste ano, se comparada ao mesmo período de 2010, com um montante de US$ 778 milhões. Em volume o crescimento das exportações foi de 8,6% no primeiro bimestre de 2011, em comparação ao mesmo período de 2010, chegando a 1,38 milhão de toneladas. O segmento de papel também registrou crescimento da receita de exportação neste bimestre, chegando a US$ 346 milhões, o que equivale à elevação de 15,3% em comparação ao mesmo período de 2010. No acumulado de janeiro e fevereiro de 2011, as vendas domésticas de papel cresceram, em volume, 1,7%, chegando a 823 mil toneladas. Destacam-se os resultados dos segmentos de papéis para fins sanitários e de embalagens que registraram, respectivamente, aumento de 8,4% e de 2,6%, na comparação com a performance nos dois primeiros meses do ano passado.

Fonte: ABTG

quarta-feira, 30 de março de 2011

Terceiro encontro do Planejamento Estratégico aponta forças e fraquezas de empresas do setor

 

A noite de ontem, 29, deu sequência a série de atividades do Planejamento Estratégico das Indústrias Gráficas de Maringá e Região, promovidas pelo SINGRAMAR em parceria com o Sebrae/PR.

O consultor Ricardo Guirado revisou com os participantes as ações realizadas na semana passada e pontuou 18 ameaças e 16 oportunidades, sinalizadas pelos empresários gráficos no encontro da última terça-feira, 22.

A pauta utilizada para a noite de ontem, no entanto, procurou fazer um levantamento de informações sobre forças e fraquezas no ambiente interno de atuação das empresas fictícias – criadas na semana passada – bem como as encontradas na realidade de cada um dos participantes em seu ambiente de trabalho.

Os pontos fortes, segundo o consultor, estão relacionados ao desempenho eficaz dessas empresas e que devem ser aproveitados. Já as fraquezas, representam posição desfavorável para essa eficácia, o que direciona o empresário a adequar essa realidade para torná-la satisfatória.

Guirado citou que tanto o trabalho desenvolvido com os grupos participantes ontem, como o que será realizado na noite de hoje, possuem um caráter mais prático na discussão. A partir das 19 horas de hoje, na sede do Sindvest, os participantes devem apresentar cinco objetivos para o setor e o consultor vai trabalhar com as estratégias para alcançar esses objetivos.

Blucher apresenta livro com o panorama do design gráfico contemporâneo

 

A Editora Blucher lança o livro “A referência no design gráfico – um guia visual para a linguagem, aplicações e história do design”. A obra foi escrita por Bryony Gómez-Palacio e Armin Vit, os quais assumiram um grande desafio ao escrever o livro, pois ele registra o panorama do design gráfico contemporâneo de meados do século XX até hoje. O livro aborda desde o início do design, com uma linha do tempo dos principais acontecimentos desde 1869, até as vertentes da disciplina, como design de identidade, branding, sinalização, embalagens, iconografia, entre outros, com a apresentação de mais de 2 mil projetos de design. Um dos destaques é uma listagem de revistas, sites, museus, universidades e associações, onde é possível obter informação de qualidade sobre assunto. Além disso, o livro traz uma ampla lista de profissionais considerados referência em tipografia, autores de livros e embalagens.

Fonte: Publish

Abigraf-PR e Sigep promovem palestra sobre CtP

 

Em 6 de abril, a partir das 18h30, no Senai CIC (rua Senador Accioly Filho, 298, Curitiba/PR), a Abigraf-PR e o Sigep promovem palestra com Enio Zucchino, gerente de produto de pré-impressão da Kodak, que fará a apresentação teórica e prática da chapa de CtP Kodak Thermal Direct. A tecnologia permite que o processo seja feito do CtP diretamente para a impressora offset sem qualquer processamento químico. O evento é gratuito, mas é necessário levar 1 quilo de alimento não perecível. As vagas são limitadas. Para fazer sua inscrição acesse: http://www.fiepr.org.br/eventos/incricao.php?codEvento=10609.

Fonte: ABTG

quinta-feira, 24 de março de 2011

Colacril e RR Etiquetas anunciam processo de união

 

A Colacril e a RR Etiquetas estão em fase inicial de união. Com isso, os clientes (de ambas as companhias) poderão ser beneficiados com a ampliação do portfólio de produtos e a gestão compartilhada. Nessa primeira etapa, a fabricante de autoadesivos e a fornecedora de etiquetas pretendem construir o conhecimento mútuo e reunir o que há de melhor entre as empresas. Segundo a Colacril e a RR Etiquetas, a iniciativa de integração contribuirá para o aumento da competitividade construtiva e para o fortalecimento da indústria do autoadesivo.

Fonte: Grupo Sertec

Abigraf e ABTG expõem vencedores do Fernando Pini 2010 na Digital Image South America

 

A Abigraf Nacional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e a ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica), entidades organizadoras do Prêmio Fernando Pini de Excelência Gráfica, irão expor os trabalhos vencedores de 2010 na Digital Image South America 2011. No ano passado, o Fernando Pini bateu recordes de inscritos, recebendo peças produzidas por gráficas de, praticamente, todos os estados brasileiros.

Os visitantes que comparecerem ao pavilhão azul do Expo Center Norte poderão ver de perto peças gráficas premiadas em diversas categorias, entre impressos offset, impressão digital, comunicação personalizada, embalagens, produtos editoriais, comerciais, promocionais etc. A Abigraf Nacional e a ABTG também são apoiadoras da Digital Image, que acontece de 27 a 30 de abril, maior evento sobre tecnologia de impressão digital da América Latina em 2011. Informações: www.digitalimaging.com.br

Fonte: ABTG

As plotters mais rápidas do mercado

 

Acelere a produção da sua empresa com equipamentos de alta produtividade
Uma das tendências para quem trabalha no ramo de sinalização são os prazos de entrega cada vez mais curtos. Para atender os clientes, diversas empresas têm optado por equipamentos com alta velocidade de impressão. Uma delas é a Super Imagem Digital, de Curitiba (PR). Segundo o sócio e gerente de produção, Bilton Santos Costa, hoje os clientes querem trabalhos que agreguem qualidade e alta velocidade. Por isso, há cerca de seis meses a Super Imagem adquiriu uma plotter Samba XT, fabricada pela Ampla, que se uniu a mais três impressoras: duas da Ampla, outra da Roland.

Outra empresa a investir em alta velocidade é a Dot Bureau, de Maringá (PR). Especializada no mercado de fotolito, a empresa trabalha hoje com comércio eletrônico, por meio do site www.e-printshop.com.br, e com terceirização de serviços de impressão. Segundo o proprietário da Dot Bureau, Moacir Aparecido Ribeiro, a velocidade de impressão da Seiko H74-S, adquirida há seis meses da distribuidora Akad, atende bem a necessidade da empresa, que já prevê para o ano que vem uma ampliação da área de produção.
Confira a seguir quais são os equipamentos mais rápidos para sinalização e acelere a sua produção.

Fonte: Publish